03/12/09 - COMBATE AO CRIME ORGANIZADO: Membros do Ministério Público brasileiro se reúnem em Boa Vista para debater tema

Postado por admin em dez. 03 2009 00:00:00

O combate ao crime organizado será debatido hoje (3) e amanhã em Boa Vista, por promotores e procuradores do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC). No encontro está confirmada a presença presidente Grupo Gercino Gérson Gomes Neto, Procurador Geral de Justiça do Estado do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

O Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado foi criado em fevereiro de 2002, pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos do Estados e da União, após o brutal assassinato do Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, Francisco José Lins do Rêgo Santos, que investigava crimes de adulteração de combustível naquele Estado.

Segundo dados do GNCOC, tráfico de entorpecentes, roubos de cargas, pirataria, adulteração de combustíveis, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro são os principais crimes praticados por grupos organizados nas regiões Norte e Nordeste, bem como em todo o Brasil. Esta é a terceira edição do encontro, que acontece duas vezes por ano e conta com a participação de membros dos Ministérios Públicos brasileiro que participam ativamente do combate ao crime organizado, tendo por objetivo integrar promotores e procuradores de Justiça, possibilitando a troca de experiência entre si, uma vez que diversas operações são realizadas em conjunto, em função das quadrilhas atuam em mais de um Estado.

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), define o crime organizado como qualquer grupo de pessoas que tenha estrutura corporativa, com objetivo principal no ganho de dinheiro através de atividades ilegais e ilícitas, sempre subsistindo pela imposição do temor, com ameaça e violência, e a prática da corrupção.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Contato: (95) 3621.2900