1º Congresso Estadual do MPRR é marcado por debates de temas importantes e grande participação de público
O segundo dia do Congresso Estadual do Ministério Público de Roraima foi marcado pelo debate de temas relevantes para a sociedade roraimense. Realizada na tarde da última sexta-feira, 14 de fevereiro, no Teatro Municipal de Boa Vista, a programação científica contou com participação de autoridades do meio jurídico, a prefeita do Município de Boa Vista, Tereza Surita, operadores do direito, estudantes, Membros do MPRR e de outros Ministérios Públicos do Brasil, além de servidores da instituição.
Durante os painéis foram abordados assuntos como a atuação do Ministério Público na migração em massa no Estado de Roraima, o Ministério Público e o enfrentamento da violência urbana, o combate a corrupção como algoz dos direitos fundamentais, e a paixão no banco dos réus – casos de violência doméstica. A programação finalizou com a palestra do filósofo Luiz Fernando Pondé que falou sobre as “Tensões éticas contemporâneas”.
A Procuradora de Justiça aposentada do Ministério Público do Estado de São Paulo, Luiza Nagib Eluf, que apresentou a temática da violência contra mulher, destacou a importância de falar sobre o assunto para que haja uma mudança no modo em que as mulheres são tratadas.
“Todo evento nesse país, seminário ou congresso, deveria falar sobre violência doméstica e isso que aconteceu aqui em Boa Vista, foi uma coisa maravilhosa, porque só conversando é que a gente vai conseguir mudar o padrão de comportamento e por isso que tem que acontecer em grande quantidade e em todos os Estados da Federação. Nós precisamos conscientizar as pessoas que a mudança de comportamento só trará benefícios, ninguém irá se prejudicar com uma vida melhor, com uma tranquilidade doméstica e com uma paz que precisa reinar entre nós. E se todos nós nos esforçarmos isso acontecerá. O que não é possível é que muitos continuem achando que o homem manda na mulher, que é dono dela, isso é uma das maiores tragédias da sociedade”, enfatizou a palestrante.
Outra problemática bastante discutida durante a atividade foi a questão da migração. “É uma realidade que vivemos há cinco anos, teremos que nos adaptar a essa nova realidade, intensificar as discussões, levar informações sobre essa problemática ao público em geral. O MP tem sido um dos protagonistas nesse tema, estivemos reunidos com autoridades federais recentemente e mostramos a necessidade da atuação conjunta, fomos ouvidos e muito daquilo que necessitamos será atendido” explicou o Procurador de Justiça do MPRR, Edson Damas.
Aline de Souza Bezerra, 30 anos, assessora jurídica do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima na Comarca de Rorainópolis, afirmou que ficou impressionada com o conteúdo das palestras realizadas. “Eu vim por conta da palestra sobre combate à corrupção, mas fiquei encantada com todos os temas e a forma com que foram conduzidos pelos palestrantes e debatedores”, ressaltou a participante.
Já a estudante de direito Emanuele Teixeira de Oliveira destacou que o Congresso tratou de temas que anteriormente eram pouco abordados. “Assuntos como corrupção, violência doméstica, imigração são muito relevantes e por isso na minha vida de estudante o Congresso foi enriquecedor, porque muitas teorias importantes foram repassadas sobre temas que tem tudo a ver com a realidade atual”, pontuou a estudante.
O último palestrante, filósofo Luiz Felipe Pondé, parabenizou o MP de Roraima por 28 anos de realização da missão essencial do MP que é civilizar a sociedade.“Já estive em vários encontros do Ministério Público. É uma Instituição que está sempre preocupada com questões que vão além do universo jurídico, o que é muito positivo” finalizou o ensaísta.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR