CAPACITAÇÃO:
O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público de Roraima realizou nesta quinta (16) e sexta-feira (17), a capacitação e treinamento no Combate à Corrupção e Lavangem de Dinheiro, destinada a membros do MPE, convidados da Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF), no auditório da instituição.
De acordo com o promotor de Justiça, Luiz Antônio Araújo de Souza, diretor do Ceaf, as palestras foram ministradas por profissionais renomados. “Esses profissionais têm conhecimentos de atividade específica, de atuação no combate a esse tipo de criminalidade especializada, nas suas diversas modalidades. O curso tem um amplo proveito em capacitar cada vez mais os membros e em obter conhecimentos para suas atividades diárias”, informou.
A promotora de Justiça, Lucimara Campaner, da Promotoria de Pacaraima, destacou a importância do treinamento para atuação dos promotores. “O curso foi relevante para nossa atuação prática, lembrando que a corrupção e a lavagem de dinheiro estão muito atreladas ao crime de tráfico de entorpecentes e também ao crime organizado e ao narcotráfico. O treinamento nos mostrou como atuar de maneira eficiente para conseguir um controle e um combate maior desses crimes. Ficou bastante evidenciado que é preciso uma atuação conjunta entre a atividade policial, Receita Federal, Estadual, Controladoria Geral da União, atividade do Ministério Público e do Poder Judiciário para ter uma eficiência maior no combate a esses crimes”.
Temas abordados - No primeiro dia do curso, a promotora de Justiça Ana Rita Nascimento, do Ministério Público da Bahia, abordou o tema "Produção da Prova e Práticas de Caso"; Felipes Dantas, advogado da CGU, falou sobre "Conceito de Corrupção" e o juiz federal Márcio Ferro Catapani discutiu sobre a "Quebra de Sigilos Legais no Brasil".
Na sexta-feira (17), as palestras foram: "Gestão de Casos", ministrada por Roberto Leonel Lima, delegado da Receita Federal; "Narcotráfico", pelo delegado da Polícia Federal, Alexandre Siveira de Oliveira; "Sistemas Informacionais de Remessas de Dinheiro", com Luiz Flávio Zampronha de Oliveira, delegado da Polícia Federal e "Análise de Inteligência Policial", ministrada pelo delegado Márcio Tenório.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Contato:(95) 3621.2971/2913 e 3027 Cel: (95) 9902-3400
ascom@mp.rr.gov.br