CONCLUSÃO DE INQUÉRITOS:

Postado por admin em mar. 22 2011 08:01:00

A Comissão de Inquérito, composta por quatro delegados da Polícia Civil de Roraima, escrivães e agentes de polícia, em parceira com o Ministério Público de Roraima (MPRR), finalizou, nesta segunda-feira (21), a conclusão dos trabalhos. O grupo foi criado especialmente para atender a Meta 2, fixada pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que prevê a conclusão de de todos inquéritos e procedimentos investigatórios de homicídios instaurados até 31 de dezembro de 2007 para junho de 2011.


Uma das metas propostas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) , no âmbito da Enasp, é concluir até junho de 2011, todos inquéritos sobre homicídios instaurados até 31 de dezembro de 2007 e ainda em aberto. No Brasil, há 87.940 inquéritos nessa situação, segundo levamento feito pelos Ministérios Públicos estaduais e coordenado pelo CNMP. Vinte e quatro estados e o Distrito Federal já terminaram o levantamento dos procedimentos em aberto.


Em Roraima, o grupo começou a trabalhar no dia 15 de dezembro em sistema de mutirão em sala na sede do Ministério Público de Roraima. “Nós concluímos em um tempo curto, considerando nossas limitações estruturais e de pessoal. Superamos as expectativas em razão das nossas limitações. Tivemos um número muito alto de inquéritos relatados com indiciamento, isso é um diferencial. A Polícia Civil está muito feliz, porque além de superar as expectativas, agora nós passamos para uma segunda etapa que é justamente pegar aqueles inquéritos mais recentes e trabalhá-los com muito mais eficiência”, avaliou a coordenadora do mutirão, delegada Francilene Lima Souza.


O promotor de Justiça da 1ª Criminal, Marco Antônio Bordin de Azeredo, representante do Ministério Público de Roraima no Grupo de Persecução Penal da Enasp, informou que o MP está recebendo os inquéritos finalizados pela comissão. “Pretendemos, agora, dar seguimento aos mesmos, de forma a cumprir a Meta 2 da Enasp, finalizando assim, todos os inquérito instaurados até dezembro de 2007 e não relatados”.

 

Dados de Inquéritos em Roraima

Inquéritos relatados – 160
Cotas cumpridas – 82
Inquéritos enviados às Delegacias de Polícia – 10
Inquéritos enviados à Delegacia Geral de Homicídios – 22
Total – 274
 

Dados de Homicídios
Dolosos - 155
Culposos – 22
Tentados – 54
Outros (suicídio, afogamento, desaparecimento etc..) - 33
Total – 264
 

Autoria do crime
Conhecida – 95
Desconhecida - 157


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Roraima
Contato:(95) 3621.2971/2913 e 3027 Celular: (95) 9902-3400
ascom@mp.rr.gov.br