FUGITIVOS DA PA:

Postado por admin em fev. 18 2011 16:20:16

O Ministério Público de Roraima, por meio da 6ª Promotoria Criminal, ofereceu denúncia contra Raimundo Marinho dos Santos Filho, Tony Carvalho Nery e Maicon Ferreira da Silva acusados de praticar vários assaltos em Boa Vista.
 

Segundo o promotor de Justiça, Hevandro Cerutti, da 6ª Criminal, “o inquérito policial chegou ao Ministério Público na tarde de quinta-feira (17) e a denúncia está sendo oferecida hoje (18) contra os acusados que estão presos, ou seja, bem antes do prazo máximo previsto no Código de Processo Penal. Isso se dá devido não apenas a gravidade dos crimes e da periculosidade patente dos acusados, mas também, porque é dever do Ministério Público, titular da ação penal, zelar pela defesa da ordem jurídica – abalada com essas condutas criminosas – e pelos interesses da sociedade”.
 

Conforme a denúncia, entre os acusados foram identificados dois fugitivos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e dois albergados do mesmo presídio, além de mais dois comparsas que vieram de Manaus (AM).
 

Segundo inquérito policial, iniciado por auto de prisão em flagrante, no último dia 5, por volta das 20h30, em uma residência localizada no bairro Dr. Sílvio Botelho, os denunciados subtraíram, mediante grave ameaça exercida com emprego de um revólver e de arma branca, aproximadamente a quantia de R$ 20 mil, além de um veículo da marca Ford Courrier. Quatro dias depois, por volta de 2 horas, no bairro Cambará, agindo da mesma forma, os denunciados entraram em outra residência, agrediram uma das vítimas e levaram inúmeros objetos de valor, além da quantia de R$ 900.
 

Os acusados fugiram no carro das vítimas, mas Raimundo foi preso logo após abandonar o veículo em via pública e sair com as malas nas quais guardava parte do roubo, fato que chamou a atenção de populares, que chamaram a polícia. Indagado por policiais, ele confirmou a origem ilícita dos objetos, do carro e indicou o local onde estavam os demais integrantes da quadrilha criminosa, que foram localizados e presos.
 

 

“Trata-se de um grupo armado, organizado e perigoso que estava aterrorizando a população e causando medo nos cidadãos, motivo pelo qual justa é a segregação social dos acusados até o final do processo, momento em que certamente serão condenados”, disse o promotor ao observar que “não se descarta a hipótese desses criminosos terem praticado outros crimes de semelhante gravidade em Boa Vista, fato que, à evidência, estará sendo apurado pela Polícia Civil. Se confirmado, acarretará em oferecimento de novas denúncias por parte do Ministério Público, buscando a indispensável responsabilização penal dessas pessoas que demonstraram não estarem aptas ao convívio social”.
 

O promotor destacou o trabalho da Polícia Militar pelo ágil atendimento à ocorrência e a Civil pela celeridade na conclusão do inquérito policial dentro do prazo legal. “Também não poderíamos deixar de registrar a importante participação de populares que chamaram a polícia ao estranharem o abandono do carro utilizado por um dos acusados durante a fuga, bem como da imprensa que divulgaram o caso com seriedade e respeito às vítimas”.
 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Roraima
Contato:(95) 3621.2971/2913 e 3027 Celular: (95) 9902-3400
ascom@mp.rr.gov.br