HOMICÍDIO TENTADO:
O empresário Zacarias Castelo Branco foi condenado a 9,4 meses de prisão por homicídio tentado contra o ex-sócio. O crime ocorreu em 1991 em uma casa noturna de Boa Vista. À época, a vítima, Claumilde Filgueiras de Vasconcelos, foi alvejada com dois tiros de revólver calibre 22. A denúncia foi feita pelo Ministério Público de Roraima.
Segundo o promotor de Justiça Madson Carvalho, o denunciado tentou desde o início ficar impune, inclusive seu advogado entrou com habeas corpus para livrar seu cliente, mas o pedido foi negado pela Justiça. Outra tentativa frustrada foi recorrer à prescrição retroativa (perda do poder estatal de punir pelo decurso do tempo), também recusado.
A denúncia foi feita em junho de 1991 pelo promotor de Justiça Carlos Paixão. Passados 20 anos, o réu foi a julgamento e condenado pelo Tribunal do Júri com a pena de 9,4 meses. A decisão cabe recurso e o empresário responde ao processo solto até o trânsito em julgado.
O FATO - Conforme a denúncia, no dia 14 de abril de 1991, a vítima estava em uma casa noturna quando, ao procurar um garçom no salão, foi empurrado pelo denunciado sem qualquer motivo. Diante da agressão, Claumilde Filgueiras resolveu ir embora com a esposa. Quando já estava dentro do carro, foi atingido com um tiro no pescoço e outro no queixo. Mesmo atingido, saiu do veículo e travou luta corporal com o empresário. Com a ajuda de populares, conseguiu deter o agressor.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Roraima
Contato:(95) 3621.2971/2913 e 3027 Celular: (95) 9902-3400
ascom@mp.rr.gov.br