MARCHA CONTRA VIOLÊNCIA:

Postado por admin em nov. 23 2011 11:42:00

Com cartazes em mãos e bandanas na cabeça exibindo mensagens, centenas de mulheres se reuniram na Praça do Centro Cívico, nesta terça-feira (22), pela manhã, para a 1ª Marcha pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O movimento, segundo a promotora de Justiça do Ministério Público de Roraima, Ilaine Aparecida Pagliarini, é importante para cobrar do poder público a efetivação de políticas públicas que atendam a mulher.


As mulheres se dirigiram à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE), onde ocuparam o plenário para participar de audiência pública. O Pacto de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, assinado pelo Governo do Estado em 2009, foi cobrado pelas mulheres. O documento prevê a implantação de um Organismo Estadual de Políticas para Mulheres e um Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência.


“Essa marcha foi importante para conscientização da sociedade, principalmente, para cobrar políticas públicas para as mulheres”, disse Ilaine Aparecida Pagliarini, que acompanhou o movimento. A promotora de Justiça atua junto ao Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.


Ilaine lembrou que Roraima ocupa o segundo lugar no ranking de violência contra a mulher. Ela questiona a falta de estrutura nas delegacias e treinamento de profissionais para atuar na rede de proteção à mulher. “A União tem os recursos e os estados teriam que implementar políticas públicas”, enfatizou.


PLANO - O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher reuniu representantes de 12 secretarias da Prefeitura de Boa Vista para começar a elaboração do I Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.


A comissão será encarregada de elaborar o plano, até janeiro de 2012, tendo como fundamento as reivindicações contidas no nacional.


Os fundamentos são: igualdade e respeito à diversidade, equidade, autonomia das mulheres, universalidade das políticas, transparência dos atos públicos, laicidade do Estado, participação e controle social e justiça social.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Roraima
Contato:(95) 3621.2971/2913 e 3027 Celular: (95) 9902-3400
ascom@mp.rr.gov.br