MEIO AMBIENTE:

Postado por admin em set. 16 2011 17:09:00

Além de problemas que podem acarretar prejuízos à saúde dos moradores que residem nas proximidades da Avenida Amazonas, no bairro dos Estados, o lixo jogado à céu aberto tem atraído urubus, que ao sobrevoar o lixão, vêm ocasionando colisões com aeronaves, motivos pelos quais, o Ministério Público de Roraima, por meio da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, abriu Procedimento Investigatório para apurar tal situação.


De acordo com o promotor de Justiça titular da Promotoria do Meio Ambiente, Luis Carlos Leitão, a Infraero se reuniu com a Promotoria e órgãos ambientais para tratar do assunto. “O risco de acidente aéreo, por causa dos urubus é constante. Conforme a Infraero, muitos aviões passam por reparos por causa de colisões com os urubus, já que a referida avenida fica próxima a área de decolagem dos aviões”.


Nas duas reuniões realizadas foram discutidas ações para evitar que pessoas depositem lixo no final da Avenida Amazonas. “Queremos alertar as autoridades e população em geral dos perigos de despejo de lixo nas imediações da área do Aeroporto Internacional de Boa Vista, que pertence à Infraero. Segundo estatísticas recentes, Roraima ocupa o 2º lugar da região norte em registros de colisões de aeronaves comerciais com aves. Esses registros, ainda não demonstraram acidentes graves, mas preocupam muito o setor responsável pela segurança dos voos”, informou.


Segundo o promotor, órgãos como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMGA), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), Fundação Estadual do meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH) , entre outros estão agindo no combate ao depósito de lixo irregular.


“É importante entender que jogar lixo em local inadequado é crime ambiental, conforme prevê o art. 54, inciso V, da Lei dos crimes ambientais, com prisão de um a quatro anos e multa”, finalizou Leitão.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Roraima
Contato:(95) 3621.2971/2913 e 3027 Celular: (95) 9902-3400
ascom@mp.rr.gov.br