MINISTÉRIO PÚBLICO:
Por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça, o presidente do CNPG esteve reunido ontem (9), em Brasília, com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, juntamente com os presidentes da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), José Carlos Cosenzo, da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antonio Carlos Bigonha, da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Fábio Leal, da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMP), Marcelo Weitzel, e com os procuradores-gerais de Justiça do Rio Grande do Sul, Simone Mariano da Rocha; do Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho; do Pará, Geraldo de Mendonça Rocha; do Rio de Janeiro, Cláudio Soares Lopes; do Tocantins, Clenan Renaut de Melo Pereira; de Rondônia, Ivanildo de Oliveira; de Goiás, Eduardo Abdon Moura; de Santa Catarina, Gercino Gerson Gomes Neto e do Distrito Federal, Leonardo Azeredo Bandarra. Estiveram presentes ainda o presidente da Comissão Permanente de Assuntos Legislativos e Defesa das Prerrogativas Institucionais do CNPG, Jarbas Soares Junior, o subprocurador-geral de Justiça da Paraíba, Nelson Antônio Cavalcanti Lemos, e representantes de entidades de classe do MP de vários estados.
Foi comunicado ao congressista a constituição de um comitê que centralizará a análise e ações relativas ao acompanhamento legislativo. "Dessa forma pretende-se a unificação das intervenções do Ministério Público junto ao Congresso Nacional", explicou Olympio.
Durante a reunião, o presidente da Câmara declarou que o Ministério Público é o quarto poder da República. "Eu vejo como é importante dizer que Ministério Público é o quarto Poder que, com independência e harmonia, colabora na construção do nosso Estado democrático de Direito", afirmou Temer, ressaltando ainda a importância do diálogo entre o Legislativo e a instituição.
Fonte: CNPG