MPRR realiza inspeção de rotina na Casa do Vovô
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizou, na última sexta-feira, 13, inspeção de rotina Casa Lar Vovô Inácio Magalhães. A visita tem por objetivo verificar as condições de funcionamento do abrigo e constatar se há eventuais irregularidades.
As inspeções de rotina visam atender demandas oriundas da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (COPEDHI), o qual elegeu como meta o tema “Idoso com Dignidade”. A comissão integra o Grupo Nacional dos Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG).
A promotora de justiça com atribuição junto à Promotoria do Idoso, Érika Lima Gomes Michetti, compareceu pessoalmente, na companhia da equipe interprofissional do MPRR, à Casa do Vovô e detectou diversos problemas. Dentre eles, a falta de estrutura física, acessibilidade e higiene do local. “É uma constatação angustiante”, relatou Ana Laura Menezes de Santana, assistente social da promotoria.
“A situação não é satisfatória. A casa não encontra condições para abrigar os idosos. Questões referentes à higiene e acessibilidade são precárias. Nós vamos aguardar o relatório técnico e tomar as medidas cabíveis”, afirma a promotora. A previsão é que o relatório seja concluído até semana que vem.
A equipe visitou ainda, o terreno de obras da casa que está sendo construída para substituir a atual. Segundo a promotora, a preocupação do MPRR é que a nova estrutura não atenda as exigências de segurança e acessibilidade necessárias para o atendimento aos idosos. “Como ainda está no início da construção, pedimos que nos enviassem o projeto básico para análise e, se necessário, possíveis adequações”, destacou.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mp.rr.gov.br – email: ascom@mp.rr.gov.br
Contato: (95) 3621.2913 / 2971 – Cel: 9121.5340
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR