MPRR recomenda manutenção de faixas e placas de sinalização em Boa Vista

Postado por admin em mar. 05 2012 11:23:00


A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito deve, no prazo máximo de 30 dias, tomar providências quanto à manutenção de faixas de pedestres e placas de sinalização em Boa Vista. A adequação da sinalização às normas de trânsito integram a Recomendação nº 03/2012, encaminhada pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) à secretaria, no último dia 28 de fevereiro.

A recomendação motivada com base em um inquérito civil público instaurado no ano passado pela 3ª Promotoria de Justiça Cível para apurar possíveis irregularidades na manutenção e no zelo das faixas de pedestres da cidade. Conforme as investigações do MPRR, algumas faixas estão instaladas em locais impróprios e sem a devida sinalização.

Ainda segundo as investigações, existem sinalizações de trânsito da capital que encontram-se em locais inadequados, fora das normas e padrões legais vigentes, ou seja, elas devem afixadas com a finalidade de proporcionar uma melhor visualização por parte dos motoristas e motociclistas, com dez metros ou mais de mais distância das faixas de pedestres e instituições públicas como, por exemplo, hospitais, escolas, universidades ou locais de grande circulação de pedestres.

A preocupação do promotor de justiça Zedequias de Oliveira Júnior, titular da promotoria e autor da recomendação é a segurança da população. “A falta de manutenção das faixas de pedestres e as falhas na sinalização trazem grande risco à vida das pessoas que precisam atravessar ruas e avenidas de Boa Vista”.

Conforme a recomendação, a secretaria deverá promover estudo técnico qualificado de modo a reposicionar e afixar as placas de advertência e sinalização das faixas de pedestre atendendo o que preceitua as normas e regras do INMETRO e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “A realização de um estudo específico área de segurança de trânsito com certeza irá apontar detalhadamente quais os locais adequados para instalação das faixas e das respectivas sinalizações, de modo a proporcionar segurança a motoristas e pedestres”, ressalta Zedequias.

O descumprimento da recomendação poderá demonstrar desinteresse por parte do Poder Público Municipal no que tange às adequações propostas no documento, fato que poderá ensejar em medidas legais cabíveis.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mp.rr.gov.br – email: ascom@mp.rr.gov.br
Contato: (95) 3621.2913 / 2971 – Cel: 9902.3400
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR