MPRR recomenda mudanças no edital de concurso para Alto Alegre
Diversas reclamações quanto ao edital do concurso para provimento de vagas e formação de cadastro reserva do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Alto Alegre, lançado no último dia 6, motivaram o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) a notificar a prefeitura do município e a Fundação Ajuri, responsáveis pela realização do concurso, para retificarem o edital de abertura do certame.
Segundo o promotor de justiça Hevandro Cerutti, várias pessoas procuraram a Promotoria da Comarca de Alto Alegre para reclamar que o edital impossibilita a concorrência a outros cargos, pois as provas estão previstas para realizarem-se em apenas um dia. Disseram ainda que há no edital, valor excessivo de pontos na análise de títulos e a inexistência de local definido para exercício dos cargos referentes à Secretaria Municipal de Administração.
O MPRR recomenda que a prefeitura de Alto Alegre e a Fundação Ajuri realizem a prova em dois dias, possibilitando, dessa forma, que os candidatos se inscrevam para diferentes cargos. “Até porque, segundo foi apurado, existem poucas escolas em condições estruturais para realização das provas e o número de candidatos inscritos deverá ser bem considerável já que não há concurso para o município há bastante tempo”, destaca.
A promotoria sugere, ainda, que os valores referentes à avaliação de títulos sejam diminuídos para que se prestigie o princípio da razoabilidade e se evite violação ao princípio da isonomia e da impessoalidade. “Os pontos devem ser redistribuídos na prova objetiva de forma que venha a ter, no mínimo, 70 pontos em seu total, e o valor dos títulos seja, no máximo, equivalente a 30 pontos”, ressalta o promotor.
Para Hevandro Cerutti o edital deve indicar também a localidade de exercício dos cargos para a Secretaria de Administração de Alto Alegre. “Dessa forma, evita-se designações arbitrárias por apadrinhamentos ou eventuais desentendimentos de cunho pessoal ou político que possam vir a
ocorrer no futuro”, comenta o promotor.
Foi concedido prazo de cinco dias para que a Ajuri e o município de Alto Alegre informem ao MPRR quais as medidas adotadas quanto ao cumprimento da recomendação. Caso positivo, as instituições devem realizar imediata implementação das alterações para realização do certame.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mp.rr.gov.br - email: ascom@mp.rr.gov.br
Contato: (95) 3621.2900
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR