PGJ é recebida por Ministro da Justiça para reunião sobre temas de impacto social em RR
A Procuradora-Geral de Justiça Janaína Carneiro Costa se reuniu nesta segunda-feira, 09 de dezembro, com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
O encontro foi realizado na sede do Ministério da Justiça, em Brasília. Em pauta, a Procuradora-Geral e o Ministro falaram sobre a crise no sistema prisional de Roraima e a estratégia a seguir para devolver o controle total dos presídios estaduais ao Governo do Estado.
A Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) chegou a Roraima no fim de 2018, desde então a permanência dos agentes federais tem sido prorrogada pelo Ministério da Justiça, que deve ir até o próximo dia 28 de janeiro. Janaína Carneiro expôs a Moro um balanço da atuação do MPRR com relação às ações ajuizadas e como o órgão ministerial vem trabalhando para viabilizar a transição do sistema para o Estado. A Procuradora-Geral pontuou sobre a necessidade de se realizar o concurso público para agente penitenciário.
Dentre outros temas debatidos no encontro, a PGJ fez uma explanação sobre os impactos sociais da crise imigratória em Roraima, afetando também todo o sistema de justiça com o aumento do atendimento de pessoas por parte do Ministério Público Estadual.