Projeto do MPRR que incentiva a inclusão em sala de aula alcança profissionais que atendem às crianças venezuelanas que chegam a Roraima
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio do Caop, Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotorias de Justiça, iniciou nova fase do projeto “Educação, Direito de Todos- O papel do professor a serviço da inclusão”.
O trabalho é desenvolvido pelo pedagogo Wellington Alves Silva e conta com o apoio do Promotor de Justiça Lincoln Zaniolo, da Promotoria de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idoso; Direito à Educação – PRO-DIE.
O projeto começou em 2020 com o objetivo de promover a formação continuada na área de Educação Especial e Inclusiva aos professores da sala de aula comum. Foram realizadas oficinas pedagógicas de capacitação aos educadores com temas para fortalecimento do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência.
As atividades foram desenvolvidas em duas escolas da rede pública municipal de Boa Vista com alunos da educação infantil. “A Constituição é clara quando trata da matrícula, acesso e permanência dos alunos, porém, os professores ainda têm muitas dificuldades em elaborar práticas pedagógicas inclusivas que favoreçam a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais”, destacou o pedagogo do Ministério Público, Wellington da Silva.
Nesta nova fase, Wellington estendeu o treinamento para profissionais que atuam com crianças e adolescentes venezuelanos que chegam ao estado em situação de vulnerabilidade. O Unicef e a AVSI-Brasil têm atuado em parceria com atividades educacionais no processo de acolhimento desse público.
“É muito importante pra nossa parceria que a gente consiga articular em conjunto ações que vão impactar diretamente na vida de crianças que estão em situação de altíssima vulnerabilidade e que só com uma atividade educacional como essa consegue apoiar esse público dentro desse contexto da migração, em Roraima”, relatou Viviana Pereira, coordenadora da AVSI-Brasil.
A equipe do Ministério Público de Roraima atuou em duas frentes: promoveu a capacitação para 50 profissionais que atuam nos abrigos de Pacaraima e da Capital. “A gente trabalha na perspectiva de inclusão e isso não é apenas para a criança com deficiência, a vulnerabilidade dessas crianças tem impacto emocional que afeta de alguma forma o desenvolvimento”, destacou o pedagogo da AVSI-Brasil, Diego Robert.
A chefe do escritório do Unicef em Roraima, Marcela Bonvicini, ressalta que seus profissionais desenvolvem atividades complementares ao ensino formal, mas é um momento importante que, muitas vezes, antecede a inclusão dessas crianças na rede de educação. “É muito importante que essas equipes que desenvolvem essas atividades, seja no contraturno escolar ou seja com as crianças que ainda não conseguiram acessar a educação formal, que elas estejam preparadas para receber a diversidade, pra conseguir fazer também um processo de aprendizagem inclusivo, pois você pode já estar trabalhando para evitar traumas ou para trabalhar o trauma”, diz Marcela.
As oficinas pedagógicas serão encerradas na próxima sexta-feira, 28 de maio, em Pacaraima.