PROJETO QUALIFICAR:
Fruto de parceria do Ministério Público de Roraima (MPRR) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o “Projeto Qualificar” acaba de concretizar sonho antigo dos internos adolescentes no Centro Sócio-Educativo (CSE). Na manhã desta sexta-feira (7), foram inaugurados salas de informática e panificação que serão utilizados pelos jovens como ferramenta para capacitação profissional.
As aulas de informática já iniciam no próximo dia 24. Os cursos serão ministrados por professores da Universidade Virtual de Roraima (Univirr), parceira do projeto, e estendidos às famílias dos internos do CSE. Vinte e sete jovens terão acesso à capacitação profissional nos períodos da manhã e tarde.
“O nome do projeto deveria ser: 'Qualificar-Dignidade'. Porque é isso que o Ministério Público almeja”, disse emocionada a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Érika Michetti. A concretização do sonho, conforme fez questão de frisar, iniciou com trabalho junto à Setrabes na busca de reativar a panificadora.
O grande entrave era a falta de recursos para recuperar a sala e comprar novos equipamentos. A solução veio após intermediações do MPRR junto ao Ministério Público do Trabalho, que viabilizou a destinação de verbas. Cerca de R$ 60 mil foram repassados à Fundação Elim, entidade filantrópica aliada ao projeto, responsável pela aquisição de material e insumos necessários para por em funcionamento a panificadora e montar uma sala de informática.
“Com a reativação da panificadora e a implantação da sala de informática vamos ter aqui dentro do próprio CSE a qualificação dos nossos internos”, comemorou o diretor da instituição, coronel Wilson da Silva, que administra a casa há seis anos.
Abraão Silva dos Santos, 18 anos, inaugurou as máquinas com a nova habilidade. Tortas salgadas, mini pizzas e outros quitutes expostos na mesa servida aos convidados durante a inauguração abre outra perspectiva para o jovem que cumpre medidas socioeducativas há um ano no CSE. “Pretendo com essa profissão entrar no mercado de trabalho”, disse confiante.
PROJETO – O termo de cooperação técnica entre o Ministério Público de Roraima, Ministério Público do Trabalho, Setrabes, Fundação Elim e o CSE foram assinados em dezembro do ano passado. Com a assinatura, foi possível colocar em prática o “Projeto Qualificar”, destinado à qualificação profissional dos adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas no CSE.
Recente relatório elaborado pela Promotoria da Infância e Juventude constatou número significativo de processos de ato infracional entre os sentenciados e não sentenciados pela Justiça, o que motivou o Ministério Público de Roraima a imediata elaboração do termo de cooperação para uma ação efetiva naquela unidade de ressocialização.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Roraima
Contato:(95) 3621.2971/2913 e 3027 Cel: (95) 9902-3400
ascom@mp.rr.gov.br