SAÚDE:
Na manhã desta quinta-feira (7), o Ministério Público de Roraima, por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, realizou reunião com o secretário de Estado da Saúde, Leocádio Vasconcelos e técnicos da Sesau, para, além de outras medidas, que haja definição de calendário com previsão para realização das cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR).
De acordo com a promotora da Saúde, Jeanne Sampaio, foi apresentado durante a reunião, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à Sesau que solicita a previsão de cirurgias eletivas no HGR. “Nós temos uma demanda reprimida de cirurgias muito grande e precisamos de uma ordenação dessa demanda. Foram propostas diversas medidas à Sesau para que nós possamos chegar a um denominador comum e buscar alternativas para realização efetiva dessas cirurgias e consequentemente a redução da fila de espera”.
O secretário de Saúde, ainda não assinou o termo, porém pediu prazo para analisá-lo. “Não houve a assinatura da Sesau, mas o secretário pediu cinco dias úteis para analisar o TAC e, após isso, voltaremos a nos reunir para verificar se haverá ou não, a assinatura. Caso o secretário não assine, o MPRR vai ingressar com ações judiciais, buscando a melhoria do serviço”, informou.
A promotora lembrou que no TAC, além das cláusulas referentes às cirurgias, outras também estão previstas. “Nós temos cláusulas relativas ao funcionamento do serviço, adequação de alguns setores que, se não adequados, comprometem os serviços de cirurgias, a exemplo da central de material esterilização, UTI, dentre outras. A Sesau se comprometeu a apresentar um projeto de várias adequações à Promotoria e nós vamos, dentro de um cronograma ter a realização desse serviço.
“O principal foco hoje é o atendimento dos pacientes, queremos ver esses problemas resolvidos. Há uma grande demanda de cirurgias oncológicas em lista de espera que precisam de uma previsão para solução dessa situação”, finalizou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Roraima
Contato:(95) 3621.2971/2913 e 3027 Celular: (95) 9902-3400
ascom@mp.rr.gov.br