SISTEMA PRISIONAL:

Postado por admin em set. 22 2010 17:37:00

 

Diante das constantes fugas dos detentos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PA), o Ministério Público Estadual, por intermédio da 3ª Promotoria Criminal, instaurou ontem (21), Procedimento Investigatório Criminal para apurar a responsabilidade com relação a essas fugas, além de notificar o comando da Polícia Militar para prestar esclarecimentos.
 

De acordo com os promotores de Justiça, Anedilson Nunes Moreira e Carlos Paixão, “esse procedimento é para apurar a responsabilidade criminal não só de agentes, mas também de policial militar, e outras pessoas que estejam envolvidas. Nós sabemos que há fragilidade na segurança externa da PA, tanto que em novembro do ano passado encaminhamos ofícios ao governador e ao comandante da PM sobre a ausência de policiais militares na guarda externa, e isso ao que sabemos vem perdurando até os dias de hoje”, informaram.
 

Segundo os promotores, “há falha por ocorrência de algum crime. Com certeza o MPE irá oferecer denúncia a quem deve responder pelas fugas que lá estão ocorrendo”.
 

Em novembro de 2009 foi enviado ao Governo do Estado, ofício solicitando providências no sentido de sanar problemas existentes no Sistema Prisional, principalmente na PA, em que os promotores relataram dentre outras coisas, a falta de segurança nas guaritas do presídio. Em dezembro do mesmo ano, o ofício foi encaminhado para o Comando da Polícia Militar solicitando providências urgentes no que se refere à ausência e falha na guarda externa da Cadeia Pública, de responsabilidade da PM.
 

Ainda em fevereiro de 2009, foi encaminhado ofício ao Comando Geral da PM, recomendando que o comandante determinasse ocupação de todas as guaritas de vigilância tanto na Cadeia Pública de Boa Vista, quanto na Penitenciária Agrícola, para evitar as fugas nos referidos estabelecimentos prisionais. “Como esses ofícios a essas autoridades não surtiram efeito, foi necessário a instauração desse procedimento criminal”, finalizaram.