SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA:

Postado por admin em set. 09 2011 11:56:05

O Ministério Público de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria da Infância e Juventude, firmou, na manhã de hoje (9) o Protocolo de Atenção Integral às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência no Município de Boa Vista, com várias instituições parceiras, no Espaço da Cidadania.


De acordo com o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Márcio Rosa, o protocolo de Atenção Integral às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência no Município de Boa Vista visa “fazer com que todo ato ou omissão cometidos pelos pais, parentes, outras pessoas e instituições, capazes de causar dano físico, sexual e ou psicológico, sejam notificados ao Conselho Tutelar e a autoridade policial. O enfrentamento às diversas formas de violência contra a criança e o adolescente exige a efetiva integração de diferentes setores para a realização de um trabalho em rede”, dentre outros.


Segundo o promotor, muitas crianças são vítimas de abuso sexual, e muitas delas chegam a engravidar. “Conforme dados do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré em 2010 houveram 157 partos de meninas entre 10 a 14 anos, isso é uma tragédia. Os índices de abusos são altos e devem ser repassados não só para o Conselho Tutelar, mas também para o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente, que é a polícia, para que tome providências, quanto ao agressor”, destacou Márcio Rosa, ao lembrar que “existe a necessidade de um trabalho integrado entre as políticas intersetoriais, para conferir maior visibilidade ao problema de forma a garantir efetividade nas ações propostas e permitir a implantação de estratégias mais amplas de combate a esses abusos”.


Assinaram o Protocolo - Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, Centro de Referência da Mulher, Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente, o Instituto Médico Legal, Coordenação de Atenção Básica do Município de Boa Vista, Hospital da Criança Santo Antônio, Policlínica Cosme e Silva, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social, Hospital da UNIMED, Hospital da Mulher, e o Conselho Tutelar do Município de Boa Vista.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Roraima
Contato:(95) 3621.2971/2913 e 3027 Celular: (95) 9902-3400
ascom@mp.rr.gov.br