Termo Circunstanciado de Ocorrência: PMRO apresenta tecnologia que facilita a lavratura de TCO totalmente digital

Postado por RICARDO DE SOUSA RODRIGUES em jan. 13 2021 20:38:41

Policiais Militares do Estado de Rondônia se reuniram na manhã desta quarta-feira, 13 de janeiro, com a Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Janaína Carneiro Costa, para apresentar a tecnologia utilizada para a lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Conhecido como Mobile, o sistema da PMRO possibilita o registro dos atendimentos de ocorrências de forma informatizada. Um kit, composto por um tablet e uma impressora térmica, fica disponível nas viaturas e permite a consulta aos bancos de dados da PM, da Polícia Civil e DETRAN em tempo real, além da impressão imediata do boletim de ocorrência.

O Tenente Adlon da Polícia Militar de Rondônia afirma que o Mobile proporciona um atendimento mais eficiente à população. “O sistema também é capaz de gerar dados estatísticos mais precisos que facilitam a operacionalização das ações”, enfatizou o Tenente.

Em abril de 2020, o MPRR por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e o TJRR, assinaram provimento conjunto que reconheceu a legitimidade dos policiais militares de Roraima para lavrar Termo Circunstanciado de Ocorrência em casos de infrações de menor potencial ofensivo, para encaminhamento direto ao Ministério Público e ao Judiciário.

A capacitação de multiplicadores da Polícia Militar de Roraima para a realização dos TCO’s, promovida pelo Ministério Público e pela PM de Roraima, teve início em dezembro e vai até o dia 18 de janeiro. Nesta semana, os participantes do curso estão sendo qualificados pelo efetivo da Polícia Militar de Rondônia. As atividades acontecem no auditório do edifício-sede do MPRR.

Segundo o Comandante da PM, Coronel Francisco Xavier, a intenção é que a lavratura do TCO inicie gradativamente a partir do dia 18 de janeiro.

“Após a capacitação da primeira equipe já será possível a lavratura de alguns Termos Circunstanciados de Ocorrências, mas, a previsão é que em março toda a corporação esteja habilitada e apta para realização da atividade. O nosso objetivo a médio prazo é informatizar e utilizar o mesmo sistema que implementado pelo Estado de Rondônia para oferecer um serviço ainda mais ágil e eficaz”, pontuou o Comandante.

 

 

 

 

 

 

 

 


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima