UFRR: MPRR recebe acadêmicos de Direito em visita técnica
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) recebeu na tarde desta terça-feira, 02/09, acadêmicos do 8º semestre do curso de Direito da Universidade Federal de Roraima, que realizaram visita técnica à Instituição.
Os acadêmicos foram recepcionados pelo procurador-geral de justiça, Fábio Bastos Stica, bem como pelos promotores de justiça José Rocha Neto, titular da 2ª Promotoria Criminal que atua no combate a crimes de tráfico ilícito de drogas, crimes contra dignidade sexual lavagem de dinheiro, entre outros; Marco Antônio Azeredo, que atua na 1ª Criminal – Júri, homicídio e tentativa de homicídio e Hevandro Cerutti, com atuação junto à 6ª Promotoria Criminal.
De iniciativa do coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas e Defesa dos Direitos Humanos da UFRR, a visita foi motivada em razão de exigência curricular para o cumprimento das atividades da disciplina “Estágio de Prática Forense II”, bem como pelo interesse dos acadêmicos em conhecer a organização e funcionamento do MPRR, sobretudo na área criminal.
Na ocasião, os membros do MPRR proferiram palestra aos alunos sobre os desafios da Instituição no cumprimento constitucional de suas atribuições para a efetivação da defesa dos interesses sociais, cumprindo seu papel de fiscal da lei, acusando ou inocentando o réu, quando for o caso.
O procurador-geral de justiça ressaltou a importância do contato com a academia . “A troca de experiência é recíproca e a colaboração que o Ministério Público dar aos alunos é fundamental, principalmente ao abrirmos as portas da nossa instituição e mostrar de perto o trabalho do promotor de justiça, o dia a dia da nosso trabalho para esses futuros profissionais”, destaca.
O estudante e ex-funcionário do MPRR, Fábio Rodrigues, 31, destacou que a experiência adquirida durante sua passagem pelo órgão tornou-se objetivo principal para o futuro: retornar a Casa como membro do Parquet roraimense.
“Trabalhei nessa Instituição no cargo de serviços gerais, em seguida, passei em outro concurso público e tive que sair. O período em que fiquei foi muito produtivo. Observava o trabalho dos promotores, procuradores de justiça e via neles um caminho a seguir. A Instituição me trouxe sonhos. Escolhi o curso de Direito partindo do trabalho. Esse evento de hoje trouxe um passo a mais para esse sonho. E eu pretendo retornar como promotor de justiça”, relatou Fábio.
Para o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFRR e responsável pelos alunos, Bruno Cavalcanti Angelin, a visita técnica superou as expectativas, muitas dúvidas dos acadêmicos foram esclarecidas, dando um norte quanto as áreas que pretendem seguir futuramente.
“Os alunos já têm uma paixão natural pela área de direito penal e todos nesta ocasião apresentaram um pouco daquilo que estão habituados a lidar. Um trabalho que requer responsabilidade e, ainda mais, cria nos jovens alunos um instinto de Justiça. O desejo de querer fazer algo pelo próximo, como é o trabalho do Ministério Público”, concluiu.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MPRR