02/03/09 – CRIME INDÍGENA: Justiça decreta prisão preventiva de garimpeiros

Postado por admin em mar. 02 2009 00:00:00

A juíza da Comarca de Alto Alegre, Maria Aparecida Cury decretou a prisão preventiva dos cinco garimpeiros acusados de matar a tiros o tuxaua Yek'uana Luiz Vicente Carton, bem como pela tentativa de homicídio contra Ronildo Luiz Carton, filho de Luiz . Os denunciados são, José Raimundo da Silva, vulgo “Burrego” ou “Acelerado”, Daniel Bezerra Ribeiro, Aldenor Alves Pereira, Márcio Bezerra Ribeiro e Ivo Sousa dos Santos.

O pedido de prisão preventiva foi protocolado na sexta-feira, 20 de fevereiro, pela Promotoria de Justiça da Comarca de Alto Alegre. Conforme os promotores André Paulo dos Santos Pereira e Thiago Scarpellini Vieira, o pedido do Ministério Público se fez necessário para a garantia da ordem pública, em função da quantidade de crimes praticados, a gravidade dos delitos, a repercussão e a frieza e periculosidade dos crimes praticados pelo grupo de garimpeiros.

Para os promotores, ficou claro no inquérito policial a materialidade do crime, desse modo, “o comportamento dos denunciados provoca desassossego na comunidade, e demonstra frieza e propensão dos infratores em desprezar a ordem pública e fazer prevalecer seus instintos de forma criminosa”. Eles destacaram ainda que uma vez soltos eles poderão “ameaçar e influenciar os índios e demais testemunhas do processo, bem como gerar indevida e preocupante pressão sobre a vítima sobrevivente e seus familiares”.

Consta ainda no pedido do Ministério Público que os denunciados destruíram e ocultaram o cadáver do tuxaua Luiz, e que só não fizeram o mesmo com Ronildo por que ele conseguiu fugir. Segundo os promotores, “os denunciados já vinham praticando atos de destruição de provas, a exemplo da canoa, motor e marreta”, concluíram.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
E-mail: ascom@mp.rr.gov.br