02/03/09 – TUXAUA YEK'UANA: Ministério Público denuncia acusados pela morte de indígena

Postado por admin em mar. 02 2009 00:00:00

O Ministério Público Estadual, por intermédio da Promotoria de Justiça de Alto Alegre denunciou por homicídio, um grupo de garimpeiros acusados de matar a tiros no dia 21 de janeiro deste ano, no porto da Maloca São Luiz do Arame, na região de selva, no município de Alto Alegre, o tuxaua Yek'uana Luiz Vicente Carton. Os acusados são José Raimundo da Silva, vulgo “Burrego” ou “Acelerado”, Daniel Bezerra Ribeiro, Aldenor Alves Pereira, Márcio Bezerra Ribeiro e Ivo Sousa dos Santos.

Os cinco garimpeiros também foram denunciados por porte ilegal de armas e formação de quadrilha armada, uma vez que associaram-se em grupo para cometer diversos crimes, entre eles extração de recursos minerais sem a devida autorização legal.

Consta na denuncia do Ministério Público que o crime se deu por motivo fútil e desproporcional, uma vez que os acusados queriam que o indígena os guiasse como condutor rio acima e, diante da recusa da vítima, os cinco garimpeiros executaram o tuxaua, “a vítima foi colhida de surpresa, sem ter motivos para esperar o ataque dos denunciados. Além disso, os denunciados agiram em superioridade numérica e de armas, e impediram que a vítima pudesse se defender”, afirmam os promotores André Paulo dos Santos Pereira e Thiago Scarpellini Vieira, autores da denuncia. Conforme o MPE, os acusados também tentaram executar o índio Ronildo Luiz Carton , filho de Luiz, também da etnia Yek´uana, fato que não se consumou por que Ronildo conseguiu fugir.

O Ministério Público pediu ainda a prisão preventiva dos cinco acusados. Se condenados, eles responderão pelos crimes de homicídio consumado, por motivo fútil e utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima, pela morte de Luiz Vicente, e por tentativa de homicídio contra Ronildo Luiz.


O caso

No dia 21 de janeiro de 2009, por volta das 6h, no porto da Maloca São Luiz do Arame, região de selva, no município de Alto Alegre, um grupo de garimpeiros matou a tiros o tuxaua da comunidade de São Luiz do Arame, em Alto Alegre, o índio Yek'uana Luiz Vicente Carton e feriram a bala seu filho, Ronildo Luiz Carton, após os indígenas se negarem a levá-los de canoa pelo rio Uraricoera até a comunidade Uaicás, que fica localizado na terra indígena Yanomami. Luiz Vicente teria se negado a fazer a travessia e foi morto com um tiro na cabeça e Ronildo levou um tiro no ombro, mas sobreviveu.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
E-mail: ascom@mp.rr.gov.br