10/09/08 - O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO? Ministério Público firma Termo de Cooperação com instituições de ensino

Postado por admin em set. 10 2008 00:00:00

O Ministério Público Estadual firmou hoje (10) Termo de Cooperação com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e com o Sindicato das Escolas Particulares de Ensino do estado de Roraima para a execução da campanha "O que você tem a ver com a corrupção"? No encontro, o Ministério Público e a Controladoria Geral da União apresentaram a campanha aos gestores das escolas e falaram sobre a execução do projeto em Roraima.

O objetivo do termo é a colaboração e cooperação entre o Ministério Público Estadual, Associação dos Membros do Ministério Público (Amper) e instituições escolares no desenvolvimento de ações conjuntas, envolvendo o projeto “O que você tem a ver com a corrupção?”, destinado principalmente ao público infantil e juvenil, pautado na sensibilização, orientação e capacitação de professores, gestores, administração educacional, membros de Ongs, lideranças locais e cidadãos em geral para a correta aplicação dos recursos públicos, visando ao crescente comprometimento com a transparência, o controle social e a cidadania.

Ficou definido ainda que as instituições irão auxiliar o Ministério Público e a Amper na mobilização dos estudantes, incuir o tema “O que você tem a ver com a corrupção”? nas disciplinas escolares, promovendo a multiplicação da campanha em sala de aula e em eventos que reúnam toda a comunidade escolar.

De acordo com o promotor de Justiça da infância, juventude e educação Márcio Rosa da Silva as escolas já tem sido parceiras do Ministério Público e o envolvimento dos gestores na campanha, vai resultar em uma mudança na sociedade, principalmente nos estudantes. O promotor sugeriu ainda que as escolas façam exibições do vídeo institucional da campanha que traz cenas que refletem no cotidiano escolar como a falsificação da nota e outros atos que possam configurar fraude.

Márcio Rosa acrescentou que é preciso mudar a idéia de transferir a responsabilidade da corrupção aos grandes desvios de conduta que envolvem os políticos. Ele falou que é preciso atingir a comunidade escolar conscientizando os alunos que os pequenos atos de corrupção podem ser evitados.

Na ocasião a Controladoria Geral da União (CGU) fez uma explanação sobre o 2º Concurso de Redação e Desenho aos gestores escolares. O objetivo do concurso é inserir no ambiente escolar a discussão sobre a corrupção e controle social e criar uma cultura de participação e pleno exercício de cidadania. As escolas desenvolverão estratégias de sensibilização e mobilização para debater o tema do concurso “O que você tem a ver com a corrupção”? com os alunos. As inscrições para o concurso vão até o dia 31 de outubro.

Os alunos que conseguirem ir para a fase nacional do concurso serão premiados. Os professores responsáveis pelos trabalhos vencedores em primeiro lugar e as cinco escolas com a melhor estratégia de disseminação do tema também receberão prêmios. O regulamento e outras informações do concurso podem ser obtidas no site www.portalzinho.cgu.gov.br.

O Ministério Público Estadual já firmou Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça de Roraima e irá firmar com a Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas do Estado de Roraima.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900 – ramais: 2913/3027