17/03/08 – SÃO JOÃO DA BALIZA: Promotoria recomenda limpeza e conservação de igarapé

Postado por admin em mar. 17 2008 00:00:00

O igarapé localizado na cidade de São João da Baliza encontra-se obstruído por lixo e matagal, devido as fortes chuvas que caíram na região. Com a enchente, as vias públicas ficaram interditadas e residências alagadas; o que está ocasionando a proliferação de sujeira nas ruas e risco de exposição da população a contaminação por doenças.

Com intuito de preservar o meio-ambiente e o bem-estar da saúde da população daquele município, o Ministério Público Estadual (MPE), por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de São Luiz do Anauá encaminhou à Prefeitura de São João da Baliza notificação recomendatória, para que o prefeito informe os procedimentos que estão sendo adotados à solução do problema e adote, junto à Secretaria competente, as medidas necessárias para a limpeza e conservação do igarapé, no prazo máximo de dez dias.

De acordo com o promotor de Justiça Substituto da Promotoria de Justiça de São Luiz do Anauá e Renato Augusto Ercolin, a notificação tem natureza recomendatória e premonitória, no sentido de prevenir responsabilidade civil e administrativa do gestor.

Risco de doenças transmitidas pelas águas das enchentes:

Leptospirose – É uma doença infecciosa aguda, que acomete os homens e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira, que pode levar à morte, se não diagnosticada e tratada rapidamente. O período entre o contato com a bactéria e o aparecimento da doença pode variar de algumas horas a 30 dias, sendo em média de 7 a 14 dias. Os sintomas são: febre alta, dores musculares, principalmente, na barriga da perna, dor de cabeça, mal estar e/ou prostração, calafrios, vômitos, coloração amarelada da pele etc.

Hepatite A – É uma doença viral que tem início abrupto. O período entre o contato com o vírus da Hepatite A e o aparecimento da doença pode variar de 15 a 45 dias. A transmissão da doença é fecla-oral, de uma pessoa para outra (direta e indiretamente), através de água e alimentos contaminados etc. O período de transmissibilidade inicia-se duas semanas antes do início dos sintomas até o final da 2ª semana da doença.

Diarréias Agudas – Síndrome causada por vários agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), cuja manifestação mais freqüente é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou pastosas. Com freqüência é acompanhada de vômitos, febre e dor abdominal. Em alguns casos há presença de muco e sangue. As formas variam de leves até graves, com desidratação, principalmente, se associadas à desnutrição.


Informações à Imprensa,
Assessoria de Comunicação
Contato: (95) 3621.2900
e-mail: ascom@mp.rr.gov.br