21/08/09 – VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO: Operação desbarata esquema de abuso na "Casa do Vovô"

Postado por admin em ago. 21 2009 00:00:00

Uma operação desencadeada no dia 20 de agosto, pelo Ministério Público Estadual em parceria com a Polícia Civil, no município de Caracaraí prendeu duas funcionárias da Casa de Assistência dos Idosos, conhecida como “Casa do Vovô”, por reter cartões magnéticos dos idosos, inclusive sacando seus benefícios sociais sem prévia autorização, não repassando eles.

De acordo com o promotor de Justiça de Caracaraí, Renato Augusto Ercolin, as investigações começaram há cerca de 10 dias, após denúncia anônima. “Nós confirmamos a denúncia através de uma idosa, que é interna da casa, ela relatou que as funcionárias retiveram seu cartão magnético, e, segundo ela, vinham sacando seu benefício sem o devido repasse”, disse.

Ainda segundo o promotor, durante a diligência na Casa do Vovô foram encontrados pelo oficial de Justiça, os cartões sob o domínio de uma das funcionárias, “alguns cartões estavam, inclusive, dentro de sua bolsa, momento em que as acusadas foram levadas até à Promotoria de Caracaraí para prestar esclarecimentos”.

Nos esclarecimentos prestados pelas duas funcionárias não foram justificadas, satisfatoriamente, suas condutas. De acordo com Ercolin, “fato que levou a Promotoria a encaminhá-las à Polícia Civil que efetuou as demais diligências necessárias, concluindo pela existência da prática criminosa, momento em que foi dada a voz de prisão às acusadas”, informou.

Segundo o teor das denúncias, os cartões magnéticos de conta bancária relativa aos benefícios, proventos ou pensão ficavam, contra a vontade dos idosos, na posse das funcionárias que sacavam os valores e os aplicavam da maneira que lhes conviesse.

Hoje (21) pela manhã foi concedida liberdade provisória às acusadas. De acordo com o promotor o MPE irá aguardar a finalização do Inquérito Policial e oferecerá denúncia contra as duas funcionárias por prática de crimes presvistos no Estatuto do Idoso , além de recomendar ao Município de Caracaraí a instauração de procedimento administrativo para apurar os fatos.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – MPE/RR
Cotato: (95) 3621.2913 / 9902.3400
e-mail: ascom@mp.rr.gov.br