24/04/09 – CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO: Escolhidos representantes dos MPE's

Postado por admin em abr. 24 2009 00:00:00

Achiles Siquara Filho, Cláudio Barros e Sandro Neis foram eleitos para ocupar as três vagas dos Ministérios Públicos Estaduais no CNMP. CONAMP acompanhou a eleição.

Achiles de Jesus Siquara Filho, Cláudio Barros Silva e Sandro José Neis foram eleitos nesta sexta-feira (24) para ocupar as três vagas destinadas aos representantes dos Ministérios Públicos Estaduais no Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP para o biênio 2009/2011. Concorreram às vagas 19 candidatos - seis MPE's (Acre, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Tocantins) não indicaram representantes.

A eleição, realizada pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais - CNPG, foi acompanhada pelo presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público - CONAMP, José Carlos Cosenzo, e pelos vice-presidentes da entidade, Norma Angélica Cavalcanti e César Mattar Jr.

Ao falar após a divulgação do resultado, o presidente da CONAMP lembrou que o papel dos representantes dos MPE's no CNMP é defender toda a instituição e seus membros, deixando de lado as divergências. "Temos divergências pontuais, mas nenhuma delas pode transcender o respeito que temos um pelo outro e pelo Ministério Público. Por isso, quero hoje estender a mão e dizer que vamos todos trabalhar juntos", disse Cosenzo.

A importância da união entre todos os integrantes do MP também foi destacada nos discursos dos eleitos para ocupar as vagas no CNMP. "Temos que nos unir em prol da instituição, nossos inimigos não estão aqui dentro, estão lá fora", lembrou Sandro Neis. Já Aquiles ressaltou que o melhor caminho para aprimorar o MP e defender os interesses da instituição é chegar a um consenso. "A grande arma democracia é encontrar o consenso refletido. Isso não significa que não temos ideias e objetivos antagônicos algumas vezes, mas o consenso refletido é o melhor caminho e pode ser alcançado", ressaltou o conselheiro eleito do CNMP.

Os representantes dos MPE's eleitos hoje ainda vão passar por uma sabatina no Senado Federal, para então tomarem posse como conselheiros do CNMP. O início do mandato será em junho.

Confira abaixo o perfil dos representantes dos MPE's no CNMP:

Achiles de Jesus Siquara Filho
Procurador de Justiça na Bahia, Achiles vai exercer o primeiro mandato como conselheiro do CNMP. O membro do MP baiano já foi presidente da CONAMP e do CNPG, Procurador-Geral de Justiça da Bahia, membro do Colégio de Procuradores de Justiça e do Conselho Superior do MP/BA.

Cláudio Barros Silva
Procurador de Justiça no Rio Grande do Sul, Cláudio Barros vai exercer o segundo mandato como conselheiro do CNMP. Já ocupou os cargos de presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, vice-presidente e presidente da CONAMP e supervisor (vice-diretor) da Fundação Escola Superior do Ministério Público.

Sandro José Neis
Promotor de Justiça em Santa Catarina, Sandro Neis também está no segundo mandato como Conselheiro do CNMP. Ocupou diversos cargos e funções na estrutura organizacional do Ministério Público catarinense, entre eles coordenador da Coordenadoria de Defesa da Moralidade Administrativa, Secretário da Corregedoria-Geral, Secretário-Geral e membro da Comissão de Planejamento Institucional.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNMP
e-mail: imprensa@conamp.org.br
Contato: 61. 3314-1354 / 61. 8135-0944