28/07/09 – “CARTEIRADAS”: Atuação de policiais em festas será investigada

Postado por admin em jul. 28 2009 00:00:00

Devido as constantes denúncias na mídia local, com relação a “carteiradas” de alguns policiais em festas particulares, o Ministério Público Estadual, por intermédio da 3ª Promotoria Criminal instaurou na segunda-feira (27), Procedimento Investigatório Preliminar (PIP) para apurar os casos.

De acordo com o promotor de Justiça com atribuição no Controle Externo da Atividade Policial, Anedilson Nunes Moreira será enviada também recomendação às corregedorias de polícia, para que o ingresso dos policiais em qualquer ambiente pago seja franqueado apenas quando os mesmos estiverem em atividade investigativa. “A recomendação acompanhará o teor da notificação feita em 2007 pelo Ministério Público Federal às Polícias Federal e Rodoviária Federal”, disse.

Segundo o promotor alguns empresários também serão notificados a prestarem informações sobre o acesso de policiais aos seus estabelecimentos. “Eles receberão recomendação para que qualquer policial que entrar em evento mediante carteirada preencha uma lista de identificação. O policial terá que preencher o documento com dados profissionais, principalmente informar o cargo, e assiná-lo. Essa ficha deverá ser enviada ao Ministério Público e às corregedorias de polícia”.

Segundo o promotor, a recomendação não trará nenhuma sanção. “Mas elas estão implícitas para aquele que não cumprir. E aí nós vamos instaurar procedimento individual. Quem não estiver em atividade investigativa durante uma festa, shows, dentre outros, um datiloscopista ou um escrivão, por exemplo, não tem atividade investigativa para usar da prerrogativa da carteira dele para entrar”, disse.


Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação Social
(95) 3621.2900 – ramais: 3027/2913
e-mail: ascom@mp.rr.gov.br