Roraima sedia encontro nacional de ouvidores dos Ministérios Públicos
Ouvidores dos Ministérios Públicos da maioria dos estados brasileiros estão em Roraima participando da 18ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNOMP), que acontece hoje e amanhã, 22 e 23.
A abertura do evento aconteceu hoje pela manhã, na sede do Ministério Público do Estado de Roraima e contou com a presença do presidente do CNOMP e procurador de justiça do Ceará, José Valdo Silva.
Após a programação cultural que marcou a recepção das autoridades, com apresentação da Orquestra de Câmara da Academia Allegro e exposição de obras de arte e artesanato indígena, do artista plástico Jaeder Sbell, foram proferidas palestras com o procurador de Justiça do MPRR, Edson Damas da Silveira que falou sobre “Roraima e a Jusdiversidade e Interlegalidades Amazônicas”.
Em seguida o professor da UFRR, Jaime D´agostinho abordou o tema “Isto é Roraima”. Por último, o tuxaua, líder indígena Jonas Marcolino, fez palestra externando o desejo dos povos indígenas do extremo Norte, que é ter seus direitos respeitados e poder exercer sua cidadania.
O procurador-geral de justiça do MPRR, Fábio Bastos Stica, ressaltou a importância da reunião para o Ministério Público de Roraima, o mais novo do País, que recebe nesse evento procuradores de Justiça de vários estados brasileiros, grande maioria visitando Roraima pela primeira vez.
Em seu pronunciamento, o presidente do CNOMP fez um breve relato da trajetória dos povos indígenas, resultando em rica miscigenação na formação da população brasileira, em especial, os cidadãos que vivem na Amazônia, à qual o procurador se refere como lugar divino, que mostra a dimensão real da grandeza do País.
Conforme o procurador, essa avaliação fortalece a reflexão quanto à responsabilidade dos membros dos Ministérios Públicos, em buscar a análise da condição humana; sua dignidade, promovendo resgate pelos mais de 500 anos de história.
“É aqui onde o Brasil encontra sua originalidade. Somos duplamente incumbidos a zelar pela efetivação dos direitos fundamentais, sobretudo pela participação popular, nosso maior canal de legitimidade. Este momento é a concretização dos canais para que as pessoas sejam de fato ouvidas. As manifestações populares nos cobram agilidade nas implementações de tantos problemas e uma uma ouvidoria mais atuante”, ressalta.
Ouvidoria
O ouvidor-geral do MPRR, procurador de justiça Sales Eurico Melgarejo, explicou que um dos objetivos da reunião é tratar sobre a atuação das Ouvidorias em relação às atividades fins, a exemplo do Disque-Ouvidoria 127, serviço que será padronizado em todos os Ministérios Públicos no Brasil, facilitando o acesso da população.
Os temas tratados no encontro serão apresentados ao 20º Congresso Nacional do Ministério Público, que acontecerá no Rio Grande do Norte, em outubro deste ano.
Segundo o ouvidor-geral, o Disque-Ouvidoria é uma ferramenta imprescindível que amplia e facilita o acesso da população ao MPRR e com a implantação do 127, a expectativa é que haja um aumento considerável no número de denúncias, reclamações e as mais diversas demandas que a população faz chegar à Ouvidoria.
Criada para receber, examinar e encaminhar reclamações, denúncias, críticas, apreciações, comentários, elogios, pedidos de informação e sugestões de qualquer interessado sobre as atividades desenvolvidas pelos órgãos do Ministério Público, a Ouvidoria é um canal de acesso desburocratizado do cidadão com o Ministério Público.
Disque-Ouvidoria MPRR
Em Roraima, a população pode fazer sua demanda chegar ao MPRR de três formas: pessoalmente nas promotorias; através do Disque-Ouvidoria pelo telefone: 0800-95-3621 e ainda, pelo site da instituição: www.mprr.mp.br, da Ouvidoria.
A partir da próxima semana, também estará em funcionamento o Disque-Ouvidoria 127, serviço que será padronizado em todos os Ministérios Públicos no Brasil.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
Contato: (95) 3621.2971 / 2913 – cel: 9121.5340
www.mprr.mp.br - email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MPRR