05/11/09 - RESPONSABILIDADE PARENTAL: Promotoria da Infância e Juventude revitaliza Curso de Pais

Postado por admin em nov. 05 2009 00:00:00

O Ministério Público Estadual promoveu na manhã de ontem (4) a reativação e apresentação do projeto Curso de Pais às instituições que integram a rede de proteção da criança e do adolescente de Roraima. A iniciativa foi motivada pela fragilidade das famílias que chegam até a Promotoria da Infância e Juventude com casos de ato infracional, violência contra a criança e adolescentes, entre outros.

O curso tem por objetivo favorecer o fortalecimento da estruturação familiar, dando subsídios informativos e preventivos nas áreas jurídica, psicossocial, educacional e de saúde, através de atividades educativas com pais ou responsáveis, orientando e capacitando-os a desempenhar seus papéis qualitativamente e na perspectiva da garantia dos direitos fundamentais infanto juvenis.

Segundo o promotor Márcio Rosa da Silva, 2º titular da Promotoria da Infância e Juventude, os pais, ao procurarem o Ministério Público, demonstram fragilidade no seio familiar na hora de impor limites e educar os filhos. "Nós percebemos que falta instrução e orientação, com isso, nos fomos motivados pelo desejo de contribuir, de colaborar para que haja o fortalecimento dessas famílias e para que também, se evite problemas futuros e elas saibam como lidar com eles", explicou o promotor.

Para Ana Laura Menezes de Santana, assistente social do Ministério Público e uma das idealizadoras do projeto, “o curso de pais se desenvolverá num espaço de encontro, gerador de reflexão e construção coletiva e será ministrado através de palestras, dinâmicas de grupo, oficinas, círculos de debates, roda de conversas, se constituindo em instrumentos mediadores do processo da gestão familiar”, disse.

Nos encontros, com data a ser definida, serão desenvolvidos temas como a identidade da família, da criança e do adolescente; a proteção e saúde da criança e do adolescente e a prevenção à violência, além dos aspectos legais protetivos.

Para a operacionalização dessas atividades, a Promotoria da Infância e Juventude contará com a parceria tanto institucional, quanto profissional dos mais diversos segmentos envolvidos com a temática, dentre eles, o Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente, Promotoria de Justiça de Defesa Portadores de Necessidades Especiais, Idoso, e Direito à Educação (Pro-DIE) e da 2ª Promotoria de Justiça Criminal; delegacias de polícia, Conselho Tutelar, entre outros.

Do Projeto - O Curso de Pais foi implantado pelo Ministério Público Estadual pela primeira vez no ano de 2003, era realizado tanto no espaço do Ministério Público, quanto nas Escolas e outros setores de atendimento às políticas públicas da infância e adolescência.

O projeto teve como idealizadora as servidoras Sandra Mara Cordeiro Pinto, à época servidora da Promotoria da Infância e Juventude, hoje assessora jurídica da Corregedoria Geral do MPE e da assistente social Ana Laura Menezes de Santana. O curso durou cerca de um ano, mas por falta de pessoal, foi desativado.

A revisão e atualização contou com a colaboração da assistente social Ana Laura Menezes de Santana e Vânia Maria do Nascimento, psicóloga; coordenação de Regina Celi Mattos, pedagoga e Rute Barbosa, assistente social. A coordenação geral é do promotor de Justiça da Infância e Juventude Márcio Rosa da Silva.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2913