13/08/08 - EDUCAÇÃO AMBIENTALComunidade da Malacacheta recebe capacitação para formação de AAV
Postado por ago. 13 2008 00:00:00
em O Curso de Educação Ambiental para formação de Agentes Ambientais Voluntários irá formar mais uma equipe. A capacitação vai ocorrer no período de 18 a 22 de agosto, na Malacacheta, no município do Cantá em parceria com Ibama, Ministério Público do Estado de Roraima, Conselho Indígena de Roraima e Fundação Nacional do Índio. A etnia predominante da Malacacheta é Wapixana com uma população de 860 pessoas.
Na capacitação serão realizadas oficinas como ferramenta metodológica para capacitar 60 indígenas de diversas comunidades da região da Serra da Lua. O curso será aberto com uma palestra do Ministério Público Estadual sobre as questões ambientais do estado de Roraima. Na seqüência vão ser desenvolvidas oficinas abordando os temas de cidadania e meio ambiente, flora e fauna de Roraima, riquezas biológicas, e o plano de trabalho a ser desenvolvido pelas comunidades a partir dos riscos ambientais apontados por essas comunidades.
Do pólo-base Malacacheta vão participar pessoas das localidades de Taba Lascada, Canauani, São domingos, Muriru, Moscou e Malacacheta. Já do pólo-base do Manoa vão participar indígenas das comunidades de Jabuti, Bom Jesus, Cachoeira do Sapo, Pium, São João, Cumaru, Alto Arraia e Manoa e do pólo-base do Jacamim participam as comunidades Wapum, Água Boa Marupá e Jacamim.
O Programa Agentes Ambientais Voluntários foi lançado em Roraima no mês de maio. O programa é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, e o Ministério Público do estado de Roraima, através da 3ª Promotoria de Justiça Cível, aderiu essa iniciativa.
O AAV é um programa de esclarecimento da sociedade civil organizada quanto da importância de proteger a biodiversidade e a vida. A proposta é orientar o cidadão para atuar de forma individual e coletiva, com o objetivo, principal, de prevenir a ocorrência de danos ambientais e promover o uso sustentável dos recursos naturais. O programa é realizado em unidades de conservação e demais áreas protegidas, habitadas por populações indígenas, rurais, quilombolas, extrativista e de pesca.
As comunidades do Aningal no município de Amajari, Boqueirão no município de Alto Alegre e Jauaperi na comunidade de Itaquera no município de Rorainópolis já receberam a capacitação para formação dos Agentes Ambientais Voluntários.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900 ramais: 2913/3027