14/07/09 - MATERNIDADE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ: Instituições apuram irregularidades na unidade de saúde

Postado por admin em jul. 14 2009 00:00:00

Na manhã desta terça-feira (14), o Ministério Público Estadual por intermédio da Promotoria de Defesa de Saúde se reuniu com a Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica do Estado de Roraima para verificar como está o andamento dos relatórios que estão sendo elaborados pelas instituições após a diligência realizada no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, a pedido do Ministério Público, no dia oito de julho, onde foram encontradas diversas irregularidades.

De acordo com a promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, os relatórios estão em andamento, uma vez que os trabalhos estão no início e, posteriormente, serão entregues à Promotoria. “Trata-se de uma investigação e precisa-se de tempo para as conclusões. Nós vamos ter outras reuniões, inclusive, com uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que está vindo de Brasília. Então esta semana nós teremos pelo menos duas reuniões para tratar sobre a situação em que se encontra o Hospital Materno Infantil”, disse.

A promotora destacou ainda que todas as denúncias estão sendo apuradas. “A solicitação do Ministério Público foi para que fosse feita uma investigação caso a caso. Nós estamos acompanhando tudo. Exames laboratoriais vão ser feitos para darmos uma resposta para essas pacientes”, disse Jeanne ao informar às outras pessoas que estiverem enfrentado problemas semelhantes, que procurem Vigilância Sanitária e o próprio MPE para denunciar.

Para Jeanne Sampaio a maternidade enfrenta uma situação muito grave, mas ainda não dá para dizer o que está causando o problema. “Nós dependemos do resultado desses relatórios, da análise dos dados que estão sendo coletados para afirmar o que está acontecendo” destacou.

Ainda de acordo com Jeanne Sampaio serão analisados todas as irregularidades encontradas pela equipe. “Nós vamos analisar desde a questão estrutural e física da unidade de saúde, equipamentos e também a qualificação profissional das pessoas que trabalham na maternidade. Existem problemas sérios que precisam de uma resposta imediata”, enfatizou.

Amanhã, a Promotoria da Saúde irá se reunir com os gestores da maternidade e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), para discutir os fatos constatados durante a inspeção realizada no Hospital Materno Infantil. “Essa reunião é exatamente para apontar a situação em que se encontra a maternidade e verificar qual resposta será dada aos problemas detectados na inspeção”, concluiu.


Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação
Contato: (95) 3621.2900
e-mail: ascom@mp.rr.gov.br