15/06/07 - COMÉRCIO DE CARNE EM ALTO ALEGRE: Promotor notifica comerciantes a se adequarem à legislação sanitária
Postado por jun. 15 2007 00:00:00
em O promotor de justiça da comarca de Alto Alegre André Paulo dos Santos Pereira notificou alguns estabelecimentos comerciais do município, para que os proprietários não façam a exposição (a partir do dia 14 de junho) de carne na área externa dos estabelecimentos. No caso de descumprimento, importará no recolhimento e inutilização do produto. Os proprietários deverão ainda se adequar no prazo de 30 dias, às normas da Vigilância Sanitária e atender recomendações feitas pela Secretária de Estado da Saúde.
De acordo com André Paulo foram feitas reuniões com os comerciantes do município no sentido de levar para a comunidade a dimensão do problema, buscando conscientizar a todos sobre as normas estabelecidas para o comércio de carne. O promotor afirmou que os comerciantes têm reivindicado a reativação do prédio do matadouro frigorífico do município para evitar o abate clandestino da carne. André Paulo disse ainda, que deverá se reunir com o prefeito do município no sentido de viabilizar a reabertura do matadouro.
A notificação foi resultado de inspeção realizada no município de Alto Alegre em março, pelo técnico da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal DIPAV, da Secretaria de Estado de agricultura, com o objetivo de averiguar possíveis irregularidades na comercialização de carne bovina. No mês de abril, o relatório foi encaminhado à Promotoria da Comarca de Alto Alegre para as devidas providências.
Durante a inspeção foi constatado que os proprietários dos comércios compram os animais direto dos fazendeiros da região. Os abates são realizados nas próprias fazendas ou em abatedouros clandestinos próximos a cidade e improvisados, sem nenhum acompanhamento técnico oficial, o que contraria a legislação sanitária vigente.
ASCOM/MPE-RR
Contatos: Cláudia Cavalcante e Nilsara Moraes
Telefone: (95) 3621 2900 ramais 2913 e 3027