24/06/08 - SÃO LUIZ DO ANAUÁ:Juiz concede liminar para que Telemar faça reparação de torre

Postado por admin em jun. 24 2008 00:00:00

O juiz da comarca de São Luiz do Anuauá Luiz Alberto de Morais Júnior deferiu o pedido do Ministério Público Estadual e concedeu liminar no dia 20 de junho, determinando que a OI/ Telemar realize imediatamente a manutenção periódica e preventiva da torre de transmissão existente no município de São Luiz do Anauá que está inclinada e com risco de desabar. O juiz fixou multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão.

A ação foi protocolada pelo promotor de Justiça substituto Madson Welington Batista Carvalho. De acordo com o promotor foi encaminhada uma recomendação à empresa, mas como não foi tomada nenhuma medida no sentido de solucionar o problema, a ação foi protocolada para evitar que a torre venha a desabar pois se caso vier a ocorrer, atingirá vários imóveis e residências situados nas proximidades do local. A torre está localizada no Posto de Arrecadação, ao lado do prédio do Fórum da comarca de São Luiz do Anauá.

Conforme relatório feito pela Polícia Militar a pedido do Ministério Público foi constatada a inclinação da posição vertical da torre, que é de estrutura em armação metálica sustentada por cabos de aço, medindo aproximadamente 40 a 50 metros de altura. Ainda de acordo com o relatório, os cabos fixos estão em três posições, configurando geometricamente um triângulo, sendo que cada posição estão fixos vários cabos que servem para manter o equilíbrio da haste da torre e uma destas posições estão com os cabos frouxos o que causou a inclinação.

“Se não obtiver uma manutenção precisa por parte da empresa, existe realmente o perigo de queda e se isto ocorrer, poderá cair em cima do teto do Fórun da Comarca de São Luiz do Anauá e de residências próximas, e outros problemas poderão ocorrer devido às ações do clima, como rajadas de vento” adverte o relatório da Polícia Militar.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (95) 3621.2900 – ramais: 2913/3027
(95) 9902.3400