30/01/09 - MEIO AMBIENTE: Palestra esclarece dúvidas sobre coleta ilegal de resíduos
Postado por jan. 30 2009 00:00:00
em O Ministério Público Estadual (MPE) ministrou palestra para 120 catadores de lixo, na manhã desta sexta-feira (30), no Centro de Referência à Assistência Social (CRAS), sobre às implicações legais da coleta irregular no Aterro Sanitário.
De acordo com o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Zedequias de Oliveira Júnior, a palestra foi relevante e esclarecedora. Dessas 120 pessoas, somente 20 estão cadastradas na Cooperativa dos Amigos, Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos (Unirenda), os outros são catadores que estão trabalhando de forma irregular . Essas pessoas precisam saber a relevância do trabalho que desempenham na proteção ao meio ambiente, e ao mesmo tempo, tenham a dignidade no exercício desse trabalho, informou.
O promotor explicou ainda, que com a legalização do trabalho, junto ao município, através da Cooperativa Unirenda, os catadores terão melhores condições de vida.
Se todos trabalhassem legalizados o poder público teria o dever de assistí-los, e consequentemente seus direitos seriam assegurados, como qualidade de vida, qualidade do exercício do trabalho e ao mesmo tempo, poder proporcionar melhor condição de vida à sua família destacou o promotor.
Durante à palestra, o promotor esclareceu aos catadores às consequências do trabalho ilegal. Quem cata lixo ilegal no Aterro Sanitário comete uma série de crimes. A partir do momento que alguém invade o patrimônio público municipal, no sentido de catar o lixo, destruindo cercas, postes, sem contar também, no cometimento de maus tratos de abandono intelectual e desobediência está infringindo a Lei, finalizou Zedequias.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2913
E-mail: ascom@mp.rr.gov.br