Aberto o I Congresso Estadual do Ministério Público de Roraima. Autoridades fizeram discurso forte de combate à corrupção
Com lotação máxima, mais de mil pessoas prestigiaram a solenidade de abertura do I Congresso Estadual do Ministério Público de Roraima, nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, no Teatro Municipal de Boa Vista. A programação é alusiva aos 28 anos de instalação do Ministério Público no Estado.
A celebração iniciou com a apresentação do cantor Neuber Uchoa, expoente da cultura regional. Em seguida, a Orquestra do Instituto Boa Vista de Música emocionou o público presente.
Compuseram a mesa de honra, o Governador de Roraima, Antônio Denarium, Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, Deputada estadual, Lenir Rodrigues, Desembargadora Elaine Bianchi, Corregedor Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, Corregedora Geral do MPRR, Cleonice Andrigo Vieira, presidente do Conselho de Procuradores-Gerais dos Estados e da União e Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Paulo Cézar Passos, Defensor-Público Geral, Stélio Dener, Senador Mecias de Jesus, Deputada Federal Joênia Wapixana, o Vice-Prefeito de Boa Vista, Artur Machado, presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cilene Lago Salomão, Ouvidora-Geral do Ministério Público, Roselis de Sousa, Presidente da OAB/RR, Ednaldo Gomes Vidal, Deputada Estadual Catarina Guerra, Vice-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares, Presidente da Associação do Ministério Público de Roraima (Amper), Procurador de Justiça Alessandro Tramujas, Procurador de Justiça Fábio Bastos Stica, o Diretor do Centro de Aperfeiçoamento Funcional do MPRR, Promotor de Justiça Márcio Rosa, e a anfitriã da noite, Procuradora-Geral de Justiça Janaína Carneiro Costa.
Como parte das comemorações dos 28 anos do MPRR, Procuradores de Justiça que já exerceram o cargo de Procurador-Geral de Justiça e Corregedor-Geral foram agraciados com a medalha Promotor Roberto Lyra.
O Governador do Estado agradeceu por participar da celebração, destacando a importância de se realizar um Congresso que promove a defesa dos direitos humanos fundamentais. “O MPRR está de parabéns porque vem fiscalizando com muita austeridade a aplicação dos recursos públicos”, salientou Antônio Denarium.
O Procurador de Justiça e Presidente da Amper, Alessandro Tramujas Assad, afirmou que o MP de Roraima, apesar de ser o mais jovem no cenário nacional já tem reconhecido seu trabalho devido sua rica história de luta pela sociedade roraimense e da própria instituição.
“Do mais antigo ao mais novo Membro, todos nos sentimos honrados por pertencer ao Ministério Público de Roraima e estamos felizes por compartilhar esse momento de alegria com servidores, familiares, amigos, estudantes e colegas do Ministério Público Nacional aqui presentes. Nós já caminhamos há algum tempo e chegamos até aqui, é hora agora de renovarmos a nossa fé, primeiramente em Deus e depois na Justiça, para que possamos prosseguir no rumo certo atuando sempre com plena independência, destemor, obediência à lei e respeito ao cidadão”, disse o presidente da Amper.
O combate à corrupção foi um dos pontos centrais no discurso do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Ele disse que o Ministério Público terá sempre um aliado dentro do Ministério da Justiça, tanto nos projetos quanto no aperfeiçoamento da legislação na luta contra o crime. “Tem que se combater o crime organizado, a criminalidade violenta e a corrupção! São males que se relacionam entre si, nós temos de trabalhar contra esses males de uma forma conjunta, essas são as prioridades sem distinção”, destacou o Ministro.
A Procuradora-Geral de Justiça Janaína Carneiro Costa ressaltou que o MPRR ainda é muito jovem, mas consciente do compromisso que tem com a sociedade. “Temos sido a voz da sociedade roraimense junto aos poderes e instituições. Somos a voz da população indígena, das pessoas com deficiência, dos idosos, dos imigrantes que integram o pluralismo rico do Estado de Roraima. Somos a voz do roraimense, do caboclo, do roraimado que teve sua rotina de vida completamente alterada com a chegada das facções criminosas e do crime organizado. Somos a voz das mulheres e crianças que sofrem com a violência doméstica”, declarou a Procuradora-Geral.
O Congresso tem continuidade nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, com a programação científica. Os painéis com os palestrantes convidados iniciam às 14h para o público que se inscreveu.
Também haverá palestra de encerramento com o filósofo, ensaísta e colunista do jornal Folha de São Paulo, Luiz Fernando Pondé. Com o tema “Tensões éticas contemporâneas”, a palestra pretende traçar diagnóstico de procedimentos do cotidiano ético. Pondé apresentará dilemas como se é possível ser ético num mundo onde tudo é relativo e ainda, levantar questões como o valor do envelhecimento e os papéis a serem desempenhados por homens em mulheres.
Os participantes terão direito a certificação de 08 horas de atividade acadêmica.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR