Ação Conjunta leva atendimento médico aos detentos da PAMC

Postado por admin em set. 13 2019 20:08:23

Começou nesta sexta-feira, 13 de setembro, ação conjunta de saúde promovida entre o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), a Vara de Execuções Penais, Força Tarefa de Intervenção Penitenciária, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Estadual de Justiça. O mutirão tem o objetivo de prestar atendimento médico aos detentos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC).

Nesta primeira etapa, que segue até este sábado, 14, deverão ser atendidos cerca de 500 detentos. Segundo a médica do MPRR e coordenadora da Perícia da Vara de Execuções Penais, Mariangela Nasario Andrade, a meta é atender todos os detentos do presídio nos próximos 30 dias.

"Esta ação só está sendo possível graças ao apoio dos órgãos parceiros. Com essa união pretendemos atender todos os reeducandos da PAMC e posteriormente das demais unidades do Sistema Prisional do estado”, destacou.

Inicialmente os detentos receberão atendimentos de clínicos gerais e de cardiologista. Posteriormente, conforme forem surgindo as demandas os pacientes serão encaminhados para atendimentos especializados.

“Os reeducandos que necessitarem de atendimentos mais urgentes ou com especialistas serão encaminhados à Sesau, que dará seguimento aos atendimentos”, acrescenta Mariangela Nasario Andrade.

Além dos atendimentos de rotina ofertados pela Sesau, atualmente os detentos também são atendidos pelos técnicos de Saúde Federal do Depen, Cleber Morais e Suamy de Azanbuja Tosta.

"Realizamos um trabalho diário junto aos detentos, mas o mutirão reforça nossa atuação para que todos possam ser atendidos, conforme a Lei", destaca Cleber Morais.

Inspeção
Na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário da Corregedoria Geral de Justiça acompanhado do MPRR, Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça de Roraima, Polícia Civil e FTIP fez inspeção nas instalações da PAMC.

A visita teve o objetivo de verificar possíveis casos de superlotação, condições de atendimento médico e de higiene, instalações físicas da unidade e segurança dos detentos. A inspeção também vai ocorrer em outras unidades prisionais do Estado.

O relatório das visitas será encaminhado aos órgãos ligados ao sistema prisional para adoção de medidas.
















Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR