Ato Cívico marca participação do MPRR em mais uma mobilização nacional contra a PEC 37

Postado por admin em abr. 24 2013 11:25:17

Um Ato Cívico, realizado na manhã desta quarta-feira, 24, pelos servidores, promotores e procuradores de Justiça na sede do Ministério Público do Estado de Roraima, marcou a participação de Roraima em mais uma mobilização nacional contra a PEC 37.

Hoje é um dia estratégico para as instituições que se mobilizam contra contra a chamada “PEC da Impunidade”, uma vez que a Associação Nacional dos Ministérios Públicos vai entregar no Congresso Nacional, em Brasília, os abaixo-assinados colhidos em todos os Estados da Federação, com milhares de assinaturas da população que, espontaneamente, registrou seu protesto contra o referido projeto de emenda à constituição.

Caso seja aprovada, a PEC irá retirar do Ministério Público, bem como de outras instituições, a exemplo dos Tribunais de Contas, Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), o direito de conduzir apurações sobre indícios de crime.

O Ato Cívico em Roraima foi uma iniciativa da Associação dos Servidores do MPRR e contou com o apoio da Associação do Membros do Ministério Público e da Procuradoria-Geral de Justiça Na ato solene, houve a execução do Hino Nacional e o hasteamento da bandeira do Brasil.

Movimento contra PEC 37 ganha apoio em 17 países


Hoje é o dia nacional de mobilização do Ministério Público contra a PEC, que ainda tramita. De 2011 para cá, o movimento claramente fez com que mudassem os ares e a conjuntura política, embora ainda seja considerável a chance de aprovação.

A articulação de procuradores e promotores conseguiu diversos apoios internacionais, de pelo menos 17 países de todos os continentes.

Nas Américas, o movimento contra a PEC 37 teve apoio da Procuradoria-Geral do Ministério Público de Buenos Aires e da Associação Nacional dos Membros e Funcionários do Ministério Público, ambas da Argentina; da Associação Canadense dos Procuradores e Associação dos Procuradores de British Columbia, do Canadá; da Associação dos Procuradores Criminais Federais, Estaduais e Municipais, dos Estados Unidos; e da Associação Nacional de Membros do Ministério Público, do Paraguai.

Da Europa, os apoios vieram da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, da Áustria; da Procuradoria-Geral da República da Croácia; da Autoridade Nacional de Persecução Penal, da Noruega; do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, de Portugal; Procuradoria-Geral da República da Suíça; e da Associação Nacional dos Procuradores, da Ucrânia.

Na África, apoiaram o movimento a Procuradoria-Geral de Marrocos; a Diretoria-Geral de Persecuções Penais, de Maurício; Procuradoria-Geral da República, de Moçambique. Na Ásia, a Procuradoria-Geral da República da China e da Rússia (Procuradoria-Geral da República).

E, na Oceania, houve apoio prestado pelo Ministério Público de Queensland, Austrália; e Procuradoria-Geral da República de Samoa.

Além disso, houve apoio da Associação Internacional do Ministério Público (IAP), que congrega órgãos que representam mais de 200 mil procuradores e promotores em mais de 140 países. A IAP é ainda órgão consultivo do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. E, também, da Associação Internacional de Autoridades Anticorrupção (IAACA), criada a partir da reunião dos chefes de Estado e de Governo realizada em Mérida (México), em dezembro de 2003, com finalidade de acompanhar a execução da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

PEC 37

A PEC 37, Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Impunidade, é de autoria do deputado federal Lourival Mendes (PTdoB).

Atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para a investigação criminal, além de determinar que o Ministério Público, Tribunais de Contas, Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), entre outras, não têm como atribuição conduzir apurações sobre indícios de crime, caso aprovada.


 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
Contato: (95) 3621.2971 / 2913
www.mp.rr.gov.br - email: ascom@mp.rr.gov.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR