CAROEBE: MPRR recomenda ao Estado reconstrução de ponte que liga vicinal a município
O Ministério Público do Estado de Roraima expediu notificação recomendatória à Secretaria Estadual de Infraestrutura para que realize, com máxima urgência, a reconstrução da ponte da vicinal 34, localizada a 05 km do município de Caroebe.
Conforme as investigações conduzidas pela Promotoria de Justiça da Comarca de São Luiz, a ponte, construída sobre o Rio Caroebe, desabou em maio de 2015 e desde então a população da vicinal depende do apoio operacional do Corpo de Bombeiros, por meio de uma balsa, para se deslocar.
Na notificação, publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta quarta-feira, 06/01, o MPRR recomenda que o Estado contrate empresa para reconstrução da ponte no prazo máximo de 90 dias, bem como a realize inspeção para verificar a atual situação da ponte.
O promotor de justiça substituto de São Luiz, Antonio Carlos Scheffer, afirma que os moradores da vicinal estão no completo isolamento, uma vez que para se dirigir a qualquer outra localidade é necessário passar pela ponte.
“Além de dificultar o acesso da população a serviços oferecidos na área urbana do município de Caroebe, a situação também prejudica a economia local, pois não há como realizar o escoamento de gêneros produzidos na vicinal”, explica o promotor de justiça.
De acordo com a Constituição Federal o cidadão possui o direito fundamentação a locomoção, “que abrange o trânsito em rodovias dotadas de um mínimo de trafegabilidade e que não coloquem a vida e patrimônio do usuário em risco”.
O Estado deve comunicar ao MPRR, no prazo de 30 dias, quais as medidas adotadas para cumprimento da recomendação, sob pena de responsabilização judicial.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MPRR