CASA DO VOVÔ: Recomendação do MPRR visa sanar insalubridade no estabelecimento
As precárias condições de funcionamento da “Casa do Vovô”, Abrigo Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, de responsabilidade do Governo do Estado de Roraima, motivou o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) a encaminhar notificação recomendatória à Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) para adoção de medidas para o acolhimento dos idosos.
A recomendação foi motivada com base nos dados colhidos nos Inquérito Civil n.º 019/2014, que tramita no âmbito Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa instaurado para acompanhar a situação da Casa do Vovô.
Nas investigações do MPRR restou comprovado o descaso do gestou público da Setrabes com o local de acolhimento dos idosos, em especial no tocante a alimentação, inadequada, condições precárias de higiene e segurança.
Consta, ainda, na recomendação, que diversos ofícios foram encaminhados à Setrabres requisitando informações acerca do caso, entretanto, até presente data a secretaria não prestou nenhuma informação para o MPRR sobre o caso e tampouco adotou providências eficazes para a resolução concreta dos problemas apresentados pela Promotoria do Idoso.
A recomendação foi enviada no último dia 4/09, concedendo prazo máximo de 48 horas, a fim de que a Casa do Vovô disponibilizasse maior quantidade e melhor qualidade nos alimentos servidos aos idosos, principalmente àqueles que possuem dieta especial em razão de doenças como diabetes, hipertensão, entre outros, que necessitam de um maior e eficaz acompanhamento alimentar, bem como que seja oferecida instalação física em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança, conforme determina o Estatuto do Idoso.
O Estado deverá encaminhar ao MPRR até hoje, 10/9, quais as medidas adotadas acerca dos problemas apontados, sob pena de responsabilização do gestor.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MPRR