CHEQUE BENEFÍCIO: Operação desarticula esquema de compra de votos

Postado por admin em out. 03 2018 09:15:20

O Ministério Público Eleitoral em parceria Polícia Federal em Roraima deflagraram nesta segunda-feira, 01/10, a Operação Cheque Benefício, a fim de desarticular esquema de compra de votos em troca de concessão de benefícios previdenciários.

As investigações foram conduzidas pela PF e Promotoria de Justiça Eleitoral da 8ª Zona Eleitoral e contou, ainda, com o apoio da Força-Tarefa Previdenciária.

Foram cumpridos cinco mandados em Boa Vista, sendo quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, expedidos pela 8ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.

A investigação apura a atuação de associação criminosa que facilitava a concessão fraudulenta de benefícios previdenciários em troca de votos para um candidato a deputado estadual em Roraima, nas eleições deste ano.

Conforme levantado pela Polícia Federal, os principais beneficiados pelo grupo eram pessoas idosas, que recebiam laudos falsos de um médico envolvido no esquema. O candidato já foi indiciado pela PF por cometimento de crimes eleitorais no pleito de 2014. Caso as fraudes não fossem descobertas, os prejuízos para a previdência poderiam superar R$ 650 mil.

O nome da operação remonta à fraude investigada, comum nesta época, de ludibriar eleitores prometendo a facilitação ou mesmo a efetiva concessão de benefícios previdenciários em troca do voto, enganando e lesando milhares de pessoas.

 

Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MPRR