CNMP promove Ação Estruturante de Comunicação e Relacionamento em Salvador
“Os dois temas desta Ação Nacional constituem instrumentos de realização dos nossos objetivos maiores. Sem comunicação e sem relacionamento, nada é realizável.” Com essas palavras, o procurador-geral de Justiça do estado da Bahia, Márcio José Fahel, abriu a Ação Nacional Estruturante Comunicação e Relacionamento, realizada pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na última quinta e sexta-feira, 25 e 26 de junho, em Salvador-BA.
O evento reuniu 40 assessores de comunicação, que representaram 21 unidades do Ministério Público, com o objetivo de construir, em conjunto, um projeto de pesquisa com membros de todas as unidades da instituição no Brasil. O diagnóstico visa a mapear a percepção dos membros sobre o papel da Comunicação do MP e a relação entre eles, as assessorias das unidades e a imprensa, com o intuito de aprimorar a relação entre a instituição e a sociedade.
Para o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, conselheiro Cláudio Portela, para fortalecer o Ministério Público é essencial fortalecer a área-meio. “E essa é a mais importante das Ações Estruturantes já realizadas. Porque são vocês os responsáveis, com recursos escassos, por mostrar à sociedade o trabalho realizado pelo Ministério Pblico. Vocês são a janela do Ministério Público para o mundo”, falou aos assessores.
O promotor de Justiça do MP/MG e membro auxiliar do CNMP, Jairo Cruz Moreira, explicou que o evento é uma oportunidade de alinhamento estratégico do MP na área de Comunicação. “A ação estruturante é mais uma ocasião que as áreas-meio do Fórum Nacional de Gestão possuem para construírem o alinhamento, o nivelamento entre os MPs.”
Ao encerrar a abertura da Ação Nacional Estruturante – Comunicação e Relacionamento, a procuradora do Trabalho e membro auxiliar do CNMP, Ludmila Reis Brito, fez um balanço da construção do planejamento estratégico da instituição e das ações realizadas pela Comissão de Planejamento Estratégico. “Nós vamos divulgar os resultados das ações realizadas, tanto na área meio quanto na área-fim, no site do CNMP, e pedimos apoio para que os dados sejam replicados, para que cheguem ao conhecimento da sociedade e dos membros do MP”, afirmou.
Fórum Nacional de Gestão
O Fórum Nacional de Gestão (FNG) visa a promover o debate, o estudo, a análise, a discussão, a harmonização, a articulação e a implementação das melhores práticas de gestão para suporte à atividade-fim do Ministério Público brasileiro e do CNMP.
Cabe ao Fórum fomentar a uniformização, a padronização e a integração da atuação das diversas unidades do Ministério Público, respeitadas as suas autonomias administrativa, financeira e orçamentária.
O Fórum é composto pelos Comitês de Políticas de Comunicação, Gestão Administrativa, Gestão Orçamentária, Gestão Participativa, Tecnologia da Informação e Políticas de Segurança Institucional.
A Ação Estruturante – Comunicação e Relacionamento será desenvolvida pelo Comitê de Políticas de Comunicação, formado por assessores que atuam na área unidades do MP de todo o país.
Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público