CNMP quer conhecer boas práticas do MPRR em gestão e combate à corrupção
Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, foi aberto o Encontro Interinstitucional entre as Comissões de Controle Administrativo e Financeiro e de Enfrentamento da Corrupção do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Ministério Público de Roraima (MPRR).
Na solenidade de abertura do encontro, compuseram a mesa de autoridades a Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, o conselheiro Silvio Amorim, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Procurador Fábio Bastos Stica, a Corregedora-Geral do MPRR, Procuradora Cleonice Andrigo Vieira, o diretor do Ceaf, Promotor Márcio Rosa, o coordenador do Gaeco, Promotor Isaías Montanari, e a Promotora Auxiliar para Assuntos Administrativos e Institucionais, Erika Michetti.
O conselheiro do CNMP e presidente das comissões de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF/CNMP) e Enfrentamento da Corrupção (CEC/CNMP), Silvio Amorim, está em Boa Vista desde a última quarta-feira, 09, quando visitou as instalações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e se reuniu com a Procuradora-Geral de Justiça Janaína Carneiro Costa.
O objetivo é conhecer as boas práticas de gestão e de combate à corrupção adotadas pelo Ministério Público de Roraima. O conselheiro ainda se reunirá com membros do MPRR e visitará instalações do órgão ministerial para conhecer as ações positivas da Instituição no combate à criminalidade e promover o intercâmbio das boas práticas de gestão administrativa executadas pelo MPRR. “Eu vou com certeza conhecer as suas melhores atuações, estou certo que terei condição de fazer uma publicação com as iniciativas do MPRR, mas, sobretudo, terei condições de confirmar junto ao colegiado do CNMP, a pujança de atuação do Ministério Público de Roraima”, destacou o conselheiro.
A Procuradora-Geral fez uma exposição sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão ministerial nas áreas de gestão e combate à corrupção. Foi destacado o esforço para desenvolver e adotar sistemas que permitam mais eficiência na produção, trâmite e coleta de dados das áreas fim e meio da Instituição. A atuação institucional do MP, como a mediação de conflito em Pacaraima, em fevereiro deste ano, e a parceria com a Operação Acolhida para viabilizar o Hospital de Campanha durante o período crítico da pandemia, em Roraima, também foram citados, além das ações de enfrentamento à corrupção no Estado. “Nós aqui no Ministério Público de Roraima entendemos que gestão precisa ter continuidade, nesse caminho mostraremos resultados para a sociedade com mais agilidade, o que já temos demonstrado ao longo dos últimos anos”, salientou a Procuradora-Geral.
Nesta sexta-feira, 11 de dezembro, a programação do encontro tem continuidade com reunião entre o conselheiro Silvio Amorim e membros do MPRR.