Conselheiro Nacional do Ministério Público visita Operação Acolhida para difundir boas práticas aplicadas em Roraima
Uma comitiva formada pelo Conselheiro Nacional do Ministério Púbico, Jaime Miranda e integrantes da Comissão de Sistema Prisional, Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial do CNMP, esteve nesta segunda-feira, 06 de novembro, em Roraima para conhecer a realidade da fronteira entre Brasil e Venezuela, as atividades desenvolvidas pela Operação Acolhida e o trabalho do Ministério Público do Estado de Roraima junto aos imigrantes.
Em Boa Vista, os Membros do CNMP e o Procurador-Geral de Justiça do MPRR, Fábio Bastos Stica, se reuniram com o Comandante Geral da Operação Acolhida, General Helder de Freitas Braga, que repassou informações sobre o processo migratório e a dinâmica da Operação. No período da tarde, a comitiva se deslocou para o município de Pacaraima para conhecer o funcionamento da Operação na fronteira.
Durante a visita, o Conselheiro Jaime Miranda afirmou que a intenção era verificar como os imigrantes são recebidos no Brasil e aproveitar alguns protocolos realizados pela Operação Acolhida como modelo de boas práticas a serem aplicados em outros lugares.
“A experiência que eu levo dessa visita é a forma como tem sido administrada essa situação. Há várias boas práticas observadas aqui que a gente pretende divulgar no Ministério Público brasileiro. Por exemplo, para as populações carentes pode ser realizado algum tipo de tratamento que é feito aqui, para recebê-las, vaciná-las, capacitá-las e até conseguir empregos para elas. Se a gente tratar bem essa população, será uma maneira de diminuir a insegurança que existe hoje. A forma de aplicar essas boas práticas é conhecê-las de perto e esse é um exemplo espetacular”, destacou o Conselheiro Nacional.
O Membro Auxiliar do CNMP e Procurador de Justiça do MPDFT, José Eduardo Sabo Paes, fez uma avaliação positiva sobre a visita. “Presenciei centenas de venezuelanos sendo atendidos em uma verdadeira força-tarefa. Eles estão recebendo toda a assistência de saúde e documental para ter condições de dar os próximos passos, inclusive, de emprego. Por isso, parabenizo não só o Exército e as instituições internacionais, mas também o MPRR, que tem feito de forma efetiva a integração de todos os setores, preservando os valores e a dignidade dos roraimenses e venezuelanos, que estão aqui para buscar seu espaço e cidadania”, ressaltou o Membro Auxiliar .
O Procurador-Geral de Justiça do MPRR, Fábio Stica, explica que é importante que todo o Brasil conheça os reflexos da migração e o trabalho desenvolvido pelo pelo Exército Brasileiro em Roraima. “Quem é de fora não tem como conhecer essa realidade e o CNMP é, hoje, o catalisador dessas experiências e difusor de informações e boas práticas como essa apresentada pela Operação Acolhida”, concluiu o PGJ.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima