Conselheiro Nacional do Ministério Público visita Roraima para conhecer realidade do estado
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) recebeu na última semana, entre os dias 19 e 21 de julho, a visita do Conselheiro Nacional do Ministério Público, Daniel Carnio Costa.
O Conselheiro também é Presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público e veio a Roraima para conhecer a estrutura e atuação do MPRR, bem como os efeitos da migração venezuelana e a Operação Acolhida. “O Brasil é um país muito grande e diverso e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) acaba enfrentando questões envolvendo lugares que são muito diferentes de Brasília, então é importante para nós, do Conselho Nacional, conhecermos de perto todas as realidades para bem julgar as questões que estão submetidas à nossa análise. Essa visita é justamente para conhecer as particularidades de Roraima e o trabalho do MP aqui, inclusive com relação à migração venezuelana”, ressaltou o Conselheiro.
Na quarta-feira, 19 de julho, o Conselheiro ministrou uma palestra para membros e servidores do MPRR sobre a “Importância da formação continuada na atividade ministerial”. Durante o evento, o Conselheiro falou obre as atividades da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, as oportunidades de aprimoramento que são oferecidas e a importância e impacto do aperfeiçoamento no exercício da função do ministério público.
No mesmo dia, o Procurador-Geral de Justiça, Fábio Bastos Stica, acompanhou Daniel Cárnio para conhecer a base da Operação Acolhida em Boa Vista, o Posto de Triagem (P-Trig), o abrigo Rondon 5 e ainda os Centros de Coordenação de Interiorização e de Capacitação e Educação.
Já na quinta-feira, 20 de julho, a comitiva foi até Pacaraima onde o Conselheiro conheceu o funcionamento da Operação Acolhida na fronteira e como ocorre a entrada dos imigrantes no país, além de visitar o abrigo indígena Janokoida. Também participou de uma reunião na Promotoria de Justiça da Comarca de Pacaraima e pôde observar o trabalho desenvolvido pelo MP naquela localidade.
O Procurador-Geral de Justiça afirmou que a intenção foi mostrar um pouco do Estado e do trabalho realizado pelo Ministério Público de Roraima ao Conselheiro. “Somos um Estado com um Ministério Público e judiciário pequenos. Porém, nossa população tem crescido cada vez mais, principalmente em razão da imigração venezuelana. Hoje, temos mais de 100 mil venezuelanos no Estado, isso faz com que Roraima tenha o maior crescimento populacional entre todos os Estados do Brasil. Essa situação impactou bastante todos os serviços públicos, como rede de ensino, saúde pública, entre tantos outros serviços que, muitas vezes, já são oferecidos com deficiência para brasileiros e imigrantes”, destacou o PGJ.