Corregedoria Nacional dá início a correição extraordinária no MPRR

Postado por Aline em nov. 17 2020 23:21:04

A solenidade de abertura da correição extraordinária no Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) aconteceu na tarde desta terça-feira, 17 de novembro, no auditório edifício-sede. 

A cerimônia, mais enxuta e com poucos participantes devido a pandemia da Covid-19, deu início às atividades da Corregedoria Nacional do Ministério Público, que tem como objetivo verificar a efetividade do trabalho desenvolvido nas Promotorias de Justiça Criminais do MPRR que possuem atribuição nas áreas voltadas ao sistema prisional, controle externo da atividade policial e crimes violentos letais intencionais. 

A Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, saudou os presentes e fez uma reflexão sobre os tempos vividos pela sociedade e pelo Ministério Público Brasileiro. 

“São tempo difíceis que requerem unidade e união. É tempo de cada membro do Ministério Público Brasileiro cumprir seu papel constitucional e social, de realizar uma transformação de dentro para fora e zelar pela nossa Instituição. Também é tempo de lutas, de lutar no combate a corrupção, à violência doméstica, ao sistema prisional seguro, ao combate à facções e também lutar para que haja pacificação no nosso território brasileiro”, destacou a PGJ. 

Durante a cerimônia, o Corregedor Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, explicou que os trabalhos realizados nas correições temáticas são qualitativos e orientativos.

“O papel da Corregedoria Nacional é verificar a qualidade da atuação do Ministério Público em cada estado, nas diversas áreas, como é o caso dessa correição voltada para a segurança pública. Esse é um tema prioritário para nós por se tratar de um anseio latente da sociedade brasileira”, ressaltou o Corregedor Nacional. 

Correição Extraordinária 
As correições extraordinárias têm como objetivo orientar e buscar o aprimoramento nas atividades do Ministério Público, conhecendo iniciativas inovadoras que possam ser futuramente aplicadas em outras unidades ministeriais, sendo imprescindível a verificação in loco do funcionamento dos serviços que estão sendo prestados. 
Entre os resultados esperados, destacam-se maior efetividade e sustentabilidade do Sistema de Justiça e Segurança Pública, com reflexos na diminuição da violência e na melhoria da paz social e melhoria da atuação do MP na área de segurança pública. 

Solenidade
O evento também contou com a presença da Conselheira eleita do CNMP, Ediene Santos Lousado, do Procurador de Justiça do Estado de Góias e Coordenador-Geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Benedito Torres Neto, do Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, José Augusto de Souza Peres Filho, do Procurador Regional do Trabalho e Coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Alessandro Santos Miranda, da Corregedora-Geral do MPRR, Cleonice Andrigo Vieira, dos Procuradores do MPRR e ex-conselheiros do CNMP, Fábio Bastos Stica e Alessandro Tramujas Assad, além de membros da Corregedoria Nacional e do Ministério Público de Roraima. Pela primeira vez, o MPRR teve uma a presença virtual em uma cerimônia da instituição. O Procurador do Trabalho da 11ª Região, Jorsinei Dourado Nascimento, participou do evento por meio de uma transmissão no YouTube. 


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima