CRIME ORGANIZADO: MPRR denuncia detentos por crimes cometidos contra outro preso na PA
Diversos crimes cometidos por integrantes de organizações criminosas dentro da Penitenciária Agrícola Monte Cristo, contra um presidiário, motivaram o Ministério Público do Estado de Roraima, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, a denunciar três detentos do sistema prisional, nesta quarta-feira, 28.
As investigações do Gaeco demonstram que os criminosos comercializavam drogas e bebidas alcoólicas no interior da “Ala da Cozinha – destinada a ex-policiais e alguns presos. Segundo os promotores do caso, uma dívida de R$ 1.700 não paga pela vítima motivou seu espancamento e colocação em cárcere privado em um barraco de madeira construído dentro da ala.
“Os criminosos fizeram o 'julgamento' da vítima e o 'condenaram' ao recebimento de 100 golpes de madeira na região glútea. A pena foi cumprida em parte com a 'execução' de 20 golpes na vítima que teve lesões graves e ficou retida no barraco de dentro da ala”, destaca Carlos Paixão, coordenador do Gaeco.
A vítima só foi retirada do cárcere privado três dias depois, quando sua família a descobriu e conseguiu que ela fosse colocada na tranca da ala oito. Mesmo separada dos criminosos, continuou sendo extorquida sob ameaças de novos espancamentos e até morte, inclusive de seus familiares, fato que forçou a família a pagar parte da dívida.
Os três acusados foram denunciados pelos crimes de tráfico de drogas, extorsão, cárcere privado e lesão corporal.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mp.rr.gov.br - email: ascom@mp.rr.gov.br
Contato: (95) 3621.2900
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR