CURSO DE PAIS:

Postado por admin em jun. 16 2010 17:16:00

 O (MPE) Ministério Público Estadual, por intermédio da Promotoria da Infância e Juventude realiza na manhã desta quinta-feira (17), o lançamento do Curso de Pais, com os pais ou responsáveis pelos adolescentes que cumprem penas socioeducativas no CSE (Centro Socioeducativo).
 

De acordo com o promotor, Márcio Rosa, o objetivo do curso de pais é dar suporte educacional às famílias. “A nossa finalidade é dar ferramentas às famílias auxiliando na criação de seus filhos, no primeiro momento, às famílias que estão em um estágio de vulnerabilidade, pois são aquelas que tiveram e têm dificuldades para criar seus filhos”.
 

O curso de pais abordará, segundo Márcio Rosa, o aspecto legal, social, psicológico e educacional, “as orientações levadas aos pais e responsáveis será uma tentativa de dar a eles alternativas para uma melhor educação. Nós vamos conversar com grupos vulneráveis, justamente para explicar que existem essas alternativas e formas dos pais poderem disciplinar e impor limites aos filhos. O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) não acabou com isso, como muitos pensam, pelo contrário, o Estatuto fala que é obrigação da família educar seus filhos e nesse processo educativo existe a dimensão da disciplina, porque sem disciplina ninguém conhece limites”.
 

O promotor destaca a importância dos pais conhecerem melhor o ECA. “O que percebo é que nós, enquanto família, não estamos conseguindo lidar com os novos paradigmas estabelecidos pelo ECA, a própria Constituição Federal estabeleceu isso, o paradigma legal. Hoje, a educação aceita pelo ECA é bem diferente daquela repressora de antigamente, hoje existem outras alternativas para educar, para impor limites e para a disciplinar os filhos, só que são alternativas mais trabalhosas, mas não são impossíveis. Essa geração de pais atual precisa saber que tem que conquistar a autoridade sobre os filhos e o respeito para com eles, para que possam respeitá-los e os pais respeitarem os filhos, segundo esses novos paradigmas legais, educacionais, psicológicos, entre outros.”
 

Ainda segundo o promotor, há pretensão de estender o curso para a rede pública de ensino e outras instituições. “Nesse primeiro momento, o curso não será aberto para todos os pais que queiram participar, mas depois vamos fazer em outras instituições, nos CRAS (Centro de Regional de Assistência Social) e CREAS (Centro Regional Especializado em Assistência Social), que são instituições que tratam de medidas socioeducativas em meio aberto, e no futuro nós sonhamos levá-lo, também, para as escolas”.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
ascom@mp.rr.gov.br