Estudantes de Mucajaí visitam MPRR
Cerca de 100 alunos da Escola Estadual Sebastião Félix Correa, localizada na Vila Novo Horizonte, no município de Mucajaí, visitam o Ministério Público do Estado de Roraima entre os dias 26 e 27 deste mês.
A visita faz parte de um projeto metodológico da escola chamado “Roraima meu estado cultural”, que visa proporcionar aos estudantes conhecimento das características fundamentais do Estado. Segundo a professora Edilene Alencar, responsável pela iniciativa, a visita ao MPRR é considerada extremamente importante.
“Seja como estudante, criança, morador do interior, enfim, a ideia é que eles saibam que podem recorrer ao Ministério Público em busca de seus direitos garantidos em lei, mas que às vezes são descumpridos. Esse acesso esclarece muitas dúvidas de crianças que nunca saíram de suas comunidades e que estudam escola sem energia elétrica”, comenta a professora.
Os alunos, de nove a 15 anos de idade, foram recepcionados pelo promotor de justiça Hevandro Cerutti e por servidores do MPRR que explicaram o funcionamento da instituição, divisões de funções entre os membros, conheceram a estrutura física do prédio, bem como obtiveram informações também acerca de questões administrativas.
O promotor Hevandro Cerutti recebeu os alunos em seu gabinete e, em uma conversa informal, contou a história do Ministério Público e explicou como a instituição trabalha. “Nós somos os responsáveis por cuidar dos direitos da população e de garantir que as leis sejam cumpridas”, enfatizou o promotor. As crianças interagiam com perguntas e respostas.
“Fiquei bastante emocionado e feliz em poder dar atenção, receber esses alunos em minha sala, mostrar um pouco do que o Ministério Público faz e deve fazer por eles e pela sociedade. A experiência foi uma das mais marcantes na minha carreira como promotor de justiça. Espero que tenha contribuído de alguma forma para aprimorar o conhecimento desses alunos, obrigação de todos nós que vivemos em sociedade”, comenta Cerutti.
Atentas e ao mesmo tempo eufóricas com a visita, as crianças percorreram toda a sede administrativa do Ministério Público e receberam, cada uma, um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente e a cartilha Segurança da Mulher, produzidas pelo Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotorias de Justiça do MPRR.
Tiago Macedo da Silva, 12, estudante da 5ª série do ensino fundamental, considerou a visita positiva “Muito legal e interessante poder conhecer como é e como funciona o Ministério Público. Uma coisa que o promotor de justiça me disse que nunca vou esquecer é que eu devo estudar muito e vir trabalhar aqui no Ministério Público”, revelou entusiasmado.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mp.rr.gov.br - email: ascom@mp.rr.gov.br
Contato: (95) 3621.2900
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR