Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária atuará por mais 180 dias em Roraima
Nesta sexta-feira, 29 de março, o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro baixou portaria autorizando a atuação da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) em Roraima por mais 180 dias. O documento foi publicado no Diário Oficial da União e atendeu a ofício conjunto do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e do Ministério Público Federal (MPF/RR), de 18 de março deste ano.
Para o Promotor de Justiça Valmir Costa, titular da Promotoria de Justiça de Execução Penal e Controle da Atividade Policial, a medida é de suma importância para dar continuidade ao processo de reorganização do sistema prisional do Estado. “O Ministério Público vem acompanhando a crise no sistema prisional há alguns anos e a vinda da Força-Tarefa, em novembro de 2018, foi para reorganizar, principalmente a penitenciária de Monte Cristo. A permanência da FTPI permite a reforma da unidade e garante a segurança necessária nesse momento de transição pelo qual passa o sistema prisional do Estado, a fim de que possamos ter mais tranquilidade e condições de garantir a execução penal como rege a lei”, destacou o Promotor.
O Governo do Estado também havia protocolado pedido para que a Força-Tarefa permanecesse atuando na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC).
Com a nova portaria, a partir do próximo dia 04 de abril de 2019, a FTPI ficará mais 180 dias, exercendo atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos na PAMC.
De acordo com o ministro da Justiça ”o número de profissionais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação”. A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do Governo de Roraima.
A Força-Tarefa
A Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) atua na PAMC desde 26 de novembro do ano passado. Sob coordenação do Depen, a Força Tarefa conta com a participação de 50 agentes federais de execução penal e agentes penitenciários de outros estados.
Ainda dentro das propostas da FTIP em Roraima, o Núcleo de Ensino e Operação treinou servidores estaduais e agentes federais penitenciários. Nos primeiros 63 dias de atividades foram localizados 48 celulares, 260 gramas de drogas, além da apreensão de anotações do crime organizado que estão subsidiando investigações.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR