Fórum define propostas para a Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Os representantes roraimenses que levarão as propostas do III Fórum Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência para a Conferência Nacional foram eleitos na noite de ontem. O evento foi realizado nos dias 18 e 19 deste mês no auditório do Ministério Público do Estado de Roraima e contou com a participação da sociedade civil organizada e representantes do Conselho Nacional.
Quatro eixos temáticos abordaram questões como: 1) educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; 2) acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; 3) saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; 4) segurança, acesso à Justiça, padrão de vida e proteção social adequada.
O psicólogo Cristian Aguiar, foi eleito representante da sociedade civil para levar as sugestões do estado à Conferência Nacional. Ele destaca a importância das discussões no fomento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. “O fórum é uma forma da sociedade propor o que é efetivamente necessário para o melhor atendimento à pessoa com deficiência em todo o Brasil. A expectativa é aprovar nossas propostas na Conferência Nacional”, explica.
Para o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Evangel Vale dos Santos Júnior, a realização do fórum estadual contribui para viabilizar a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência.
“Roraima é um estado novo que tem todas as condições de ser exemplo para o restante do País no que se refere à pessoa com deficiência. A união de ideais dos órgãos governamentais e sociedade civil organizada é fundamental para garantir que a pessoa com deficiência tenha seus direitos preservados e garantidos”, destaca.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mp.rr.gov.br - email: ascom@mp.rr.gov.br
Contato: (95) 3621.2900
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR